pavilhaohome edificiohome museuhome kokushikan blibliotecaacervo bunkyonethome

Homenagem aos Condecorados de Outono 2017

condecorados outono 2017A comunidade nipo-brasileira se reúne para homenagear os Condecorados de Outono 2017 pelo governo japonês. O evento é promovido por 34 entidades nipo-brasileiras e acontece neste dia 7 de dezembro, às 19h30, no Salão Nobre do Bunkyo.

A cerimônia homenageia os condecorados da regional de São Paulo do Consulado Geral do Japão e conta com a presença de dirigentes das entidades nipo-brasileiras, amigos, familiares e adesão do público. Entre os Condecorados de Outono 2017 pelo governo japonês estão:

Yoshiharu Kikuchi, 77 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata
O ex-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) contribuiu para melhoria do bem estar e do atendimento médico para idosos, crianças autistas, japoneses e descendentes. Como ex-vice-presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren) também promoveu o intercâmbio com o Japão. É o presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil (2018).

Shizuko Shirota, 80 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata
Com o apoio da JICA e da sociedade local japonesa, disseminou a cultura e língua japonesa na região centro-oeste do Brasil enquanto professora e diretora da Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados, onde hoje é diretora-honorária. Também participou da edição de livros didáticos de japonês para alunos de nível iniciante e intermediário e contribuiu para elevar o nível de ensino de língua japonesa como conselheira do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.

Fernando Hisano, 68 anos – Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata
Ex-diretor de vendas da Yakult, empenhou-se para divulgar e estabelecer o sistema de vendas original japonês onde as mulheres fazem a venda ambulante dos produtos, conhecido no Brasil como Yakult Lady. Incentivando o ingresso das donas de casa no mercado de trabalho, contribuiu para melhorar a imagem do Japão. Colaborou também na expansão da indústria japonesa no exterior e na melhoria da saúde não só da comunidade japonesa como de toda sociedade brasileira.

Serviço
Homenagem aos Condecorados de Outono 2017
Data: 7 de dezembro (quarta-feira), às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, – Liberdade – São Paulo – SP
Adesão: R$ 100,00 por pessoa

As entidades co-promotoras da Cerimônia de Homenagem são:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil – Japão, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Assoc. Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Assoc. Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Assoc. Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Assoc. Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Assoc. Cultural e Esportiva Piratininga, Assoc. Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Assoc. dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Assoc. Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Assoc. Beneficente Feminina Esperança, Assoc. Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil, Assoc. Furusato Soosei do Brasil, Assoc. Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI - Câmara Júnior Brasil-Japão, Assoc. Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Federação Sakura e Ipê do Brasil.

Facebook-BunkyoTwitter-BunkyoMuseu Histórico da Imigração Japonesa no Brasilinstagram

REFORMA PARCIAL
ESTATUTO SOCIAL

>> 03.12.2015: Resolução conjunta CD/Diretoria para constituição da Comissão de Reforma do Estatuto do Bunkyo
>> 10.09.2015: Reforma parcial do estatuto do Bunkyo
>> 27.05.2015: Conselho Deliberativo institui a Comissão de Reforma do Estatuto do Bunkyo
>> ESTATUTO SOCIAL