pavilhaohome edificiohome museuhome kokushikan blibliotecaacervo bunkyonethome

Em fevereiro, representantes do ICOM visitaram museus em São Paulo

icomNo dia 21 de fevereiro, personalidades relacionadas ao ICOM (Conselho Internacional de Museus) foram recebidas pelo secretário-geral administrativo do Bunkyo, Eduardo Nakashima, para conhecer as obras e novas instalações do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que é mantido pela entidade. Em seguida, foram visitar o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, na Mooca.

Estiveram presentes Masahisa Nakatani, secretário geral do ICOM Japão e coordenador geral da Associação de Museus do Japão, e Hideyasu Yamazaki, assessor da direção do Museu Nacional de Kyoto e conselheiro especial do Comitê Organizador ICOM Kyoto 2019, acompanhados por Marília Bonas, diretora do ICOM Brasil e coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo, e pelo presidente Marcelo Araújo e o diretor de operações Cláudio Kurita, do Japan House São Paulo, que recebiam os visitantes japoneses como palestrantes de um evento programado para o fim da tarde na sede da entidade.

icomNa foto: Cláudio Kurita, Eduardo Nakashima, Hideyasu Yamazaki, Masahisa Nakatani, Marcelo Araújo e Marília Bonas

Conselho Internacional de Museus

O ICOM – Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums) é uma organização criada em 1946 que reúne profissionais de museus de todo o mundo, estruturada em comitês nacionais e temáticos. Mantém relações formais com a UNESCO e é membro do Conselho Econômico e Social da ONU. Promove, dentre outras iniciativas, uma Conferência Geral a cada 3 anos para a discussão de temas de interesse global, visando o aprimoramento da atuação dos museus.

A única Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus realizada no Brasil (23ª edição) aconteceu em 2013, no Rio de Janeiro (RJ). A 25ª Conferência Geral do ICOM será realizada em Kyoto, Japão, de 1 a 7 de setembro de 2019.