Nota de Falecimento do maestro Kenichi Yamakawa - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

pavilhaohome edificiohome museuhome kokushikan blibliotecaacervo bunkyonethome

Nota de Falecimento do maestro Kenichi Yamakawa

casal yamakawaFaleceu, no dia 15 de novembro passado, às 14h, o maestro Kenichi Yamakawa, aos 78 anos de idade. Afastado de suas atividades profissionais há cerca de 2 anos e meio, era casado com a pianista Junko Yamakawa.
No dia seguinte, foi cremado no Crematório de Vila Alpina (SP) e a Missa de Sétimo Dia será realizada no próximo dia 23 de novembro (sábado), às 10h, no Templo Higashi Honganji, na Avenida do Cursino, 753 – São Paulo – SP.

Kenichi Yamakawa, formado em regência e composição no Japão, ainda solteiro, em 1956, emigrou ao Brasil e em contato com os violinistas Fukuda e Takeda, fundou a Sociedade Filarmônica de São Paulo, em 1958. Em 1963 constituiu o Coral Ashibue.

Yamakawa sempre esteve comprometido com a difusão da música erudita e, em especial com o intercâmbio entre Brasil e Japão, como a série de concertos que realizou no Brasil com o compositor nipônico Koichi Hattori, durante os anos de 1970. Nessa época, chegou a gravar um disco pela produtora Kawaii, com o título “Querida Mãe” (Haha), reunindo composições de sua autoria inspiradas em sete poemas japoneses relacionados às mães, interpretadas por vários corais.

kenichi yamakawaTambém, foi um grande colaborador com o Bunkyo desde a época de sua fundação (em 1955). A viúva, Junko (com quem se casou em 1960), relembra do “Concerto de Disco”, quando a entidade ainda ocupava uma sala localizada no início da Avenida Liberdade, que consistia em reunir os interessados em música erudita para apresentar e ouvir os mais recentes lançamentos musicais.

Depois, nos anos de 1960/1970, sob a coordenação conjunta com o maestro Shichiro Onodera, utilizando o piano de cauda importado da Yamaha do Bunkyo, promoveram concorridos concertos com “a presença de músicos de grande gabarito, com cobrança de ingressos”, relembra Junko Yamakawa.

O maestro Yamakawa também participou das comissões do Bunkyo; antes, da equipe responsável pela Comunicação e, nos últimos anos, como membro e/ou vice-presidente da comissão de Música, responsável pela coordenação do “Concerto Bunkyo aos Domingos”.