pavilhaohome edificiohome museuhome kokushikan blibliotecaacervo bunkyonethome

Planejamento Comissões

Comitê Administrativo - Exercício de 2017

Presidente: Jorge Yamashita e Gerson Kunii
Vice-presidentes: Anacleto Hanashiro, Hiroshi Takahashi, Taqueshi Ishikawa, Henrique S. Nakagaki, Leo Ota, Sadao Kayano, Camilo Shimabukuro, Akeo Yogui, Marcelo Shiraishi, Jorge Shimao, Rogério Kita

Comissão de Administração Geral / Eventos
Presidente Jorge Yamashita
1.Assessorar a administração geral, os setores financeiro, contábil e de recursos humanos da entidade;
2.Dar suporte às unidades administrativas Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; Pavilhão Japonês e Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, e ao Condomínio Edifício Bunkyo;
3.Elaborar e encaminhar projetos subsidiados pela JICA;
4.Realizar cerimônias festivas do Ano Novo (janeiro) e do aniversário do Imperador (dezembro);
5.Promover a Homenagem Hakujusha (pessoas de 99 anos ou acima);
6.Participar de eventos da comunidade nipo-brasileira (Festival do Japão, Exposição de Orquídeas, etc.);
7.Promover recepções de boas-vindas, despedidas, homenagens e comemorações e
8.Dar apoio ao 28º Prêmio “Itoen” de haiku.

Comissão Patrimonial
Presidente: Gerson Kunii
VIce-presidente: Takao Yamada
Membro: Sadao Kayano

1.Promover a administração e manutenção do Edifício Bunkyo:
a.Cuidar da locação dos auditórios, ginásios e salas;
b.Manter a limpeza, controle de vigilância e segurança patrimonial (terceirizado);
c.Participar da administração do condomínio (terceirizado);
d.Manter e conservar a Biblioteca, Pequeno Auditório e Sala de Exposição;
e.Manter e conservar o Espaço Multiuso (ex-Ginásio de Esportes) e
f.Administrar o estacionamento (terceirizado).

Comissão de Administração do Pavilhão Japonês
Presidente: Léo Sussumu Ota
Vice-presidentes: Seiji Ito, Cristina Izumi Sagara e Heraldo Guiaro

1.Administrar e conservar as instalações do Pavilhão Japonês e da exposição permanente do acervo de arte japonesa;
2.Cuidar da criação de Nishiki-Goi (carpas coloridas);
3.Cuidar da manutenção do Jardim Japonês e Brasileiro;
4.Promover e organizar as visitas monitoradas de escolas públicas e privadas;
5.Promover o “Hina Matsuri”, “Kodomo-no-hi” e “Mês da Cultura Japonesa” (Bunka no Hi);
6.Assessorar a diretoria na retomada da elaboração do projeto paisagístico visando ampliar a área de abrangência do Pavilhão Japonês e do Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi), em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo;
7.Desenvolver e consolidar as relações com as instituições governamentais na esfera municipal, estadual e federal visando a sustentabilidade e desenvolvimento de novos projetos e
8.Promover o intercâmbio cultural com entidades congêneres internacionais.

Comissão de Administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Presidente: Ignácio Tadayoshi Moriguchi
Vice-presidentes: Lídia Yamashita e Roberto Yoshihiro Nishio
Membros: Akio Ukon, Emiko Nakashima, Helena Naomi Mizumoto, Hisae Eguchi, Masayuki Fukasawa, Roselia Ikeda, Shuko Takada e Tuyoci Ohara

1.Administração rotineira do Museu
a.Para 2017 a Comissão tem como plano de atividades, implementar esforços para formalizar a Sociedade Amigos do Museu, com vistas a uma melhor captação de recursos necessários 'a administração do Museu.
b.melhorar os meios de divulgação das atividades do Museu através de um vídeo institucional e atualização do site do Museu e da página do Museu no Facebook.
c.preparar o Plano Museológico, para poder enquadrar os projetos especiais de reforma e modernização do Museu em Projetos de Lei Rouanet, atendendo aos requisitos do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
2.Para comemorar o 110º aniversário da imigração japonesa no Brasil e o 40º aniversário de fundação do Museu, o Museu tentará desenvolver projetos, alguns via Lei Rouanet e outros via patrocinador direto, tais como:
a.modernização das instalações do Museu, com introdução de tecnologias digitais de interatividade, além da instalação de catracas e reforma de todo o sistema de ar condicionado nos 7º, 8º e 9º andares, bem como tratamentos contra vazamento de chuvas no 9º andar.
b.Conclusão das obras das Reservas técnicas do Museu, no 3º andar, com aquisição de arquivos deslizantes para a Reserva bibliográfica e traineis para a Reserva de obras de artes e instalação de sistemas de controle de umidade e temperatura, bem como troca de todas as esquadrias de ferro pelas de alumínio, para evitar a entrada de chuvas pelas janelas.
c.conclusão do projeto de digitalização do acervo do Museu, com o desenvolvimento de um sistema para consulta ao banco de dados através do site do Museu, a ser encomendada a um empresa de TI. d) tradução para o português, dos dados catalográficos de informações sobre kimonos do acervo do Museu, produzidos pela especialista em quimonos, enviada da JICA, a fim de publicar um catálogo de quimonos do Museu e na ocasião do lançamento, promover uma exposição e show de quimonos.
3.Exposições especiais a serem estudadas em 2017:
1-Exposição especial Sentaro Takaoka, em comemoração ao 100º ano de sua chegada ao Brasil;
2-exposição LARA, em conjunto com o Museu de Yokohama e Museu Paranaense e
3-Exposição especial Tomoo Handa, em comemoração ao 100º ano de sua vinda ao Brasil.
4.História Oral e o projeto de edição e catalogação dos vídeos já tomados, com formação de uma videoteca para consulta e tornar público os depoimentos históricos, além de dar continuidade 'as gravações dos idosos de 99 anos homenageados por ocasião do Hakuju e promover gravações de outros depoimentos considerados importantes testemunhos históricos.
5.Projeto para formação de um departamento de pesquisas e estudos sobre imigração japonesa no Brasil, com o prosseguimento das tratativas de convênio com a Universidade de São Paulo e a Universidade de Londrina.

Comissão de Administração do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
Presidente: Gerson Kunii

1.Administrar e conservar as instalações do Centro;
2.Coordenar o 21º Festival das Cerejeiras, promovido em conjunto com entidades da região (1 e 2 de julho);
3.Abrigar o campeonato de Mallet Golf e de Encontros de Jovens e
4.Planejar e executar formas de melhor utilização do ginásio e demais áreas desse conjunto.

Comissão Jurídica
Presidente: Junzo Katayama
Vice-presidentes: Nelson Miyahara
Membros: Acácio Hashida, Alberto Mori, Jorge Nagado, Marcelo Baptistini Moleiro, Mario Masanori Iwamizu, Ricardo Augusto Yamasaki, Ricardo Kiyoshi Sasaki, Roberto Yoshihiro Nishio, Seiji Yoshii e Tuyoci Ohara

1.Reuniões ordinárias bimestrais, reunindo-se nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro; e, extraordinariamente, sempre que se fizer necessário;
2.Análise e manifestação (parecer ou recomendações) sobre assuntos jurídicos de interesse do Bunkyo e de seus associados, submetidos à apreciação pela Diretoria;
3.dar continuidade ao acompanhamento dos processos administrativos e judiciais em que a entidade contende com o INSS e
4.Realizações de seminários ou palestras, sobre temas jurídicos relevantes e de interesses do Bunkyo e de seus associados.

Comissão de Planejamento Estratégico
Presidente: Henrique S. Nakagaki

1.Preparar o orçamento anual e acompanhar sua execução;
2.Preparar o orçamento plurianual de investimentos, a análise e avaliação das alternativas de fontes de recursos para investimentos e
3.Acompanhar a consolidação dos trabalhos dos três Pilares da Entidade (Administrativo, Cultural/Social e Relacionamento).

Comissão de Marketing e Comunicação
Presidente: Léo Sussumu Ota

1.Editar e publicar o anuário das atividades “Colonia”;
2.Redigir e publicar o boletim informativo “Bunkyonews”;
3.Redigir e divulgar o informativo eletrônico “Bunkyoe-news”;
4.Estruturar a assessoria de imprensa da entidade;
5.Redigir, atualizar e manter o site Bunkyo (www.bunkyo.org.br);
6.Planejar e montar um Banco de Dados com informações relacionadas ao setor de comunicações da entidade;
7.Publicar a nova revista cultural da entidade;
8.Incrementar as mídias sociais;
9.Estruturar as ações de incentivos fiscais e captação de recursos e
10.Revitalizar e padronizar a marca e comunicação integrada da entidade.

(Aprovada na 151ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em 10 de dezembro de 2016)