Publicações

Revista Colonia – Anuário do Bunkyo

A publicação tem como objetivo registrar as atividades orientadas pelos Comitês e desenvolvidas pelas Comissões da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, bem como os eventos organizados pela entidade e/ou aqueles que contaram com a sua participação. Traz, também, todos os demonstrativos financeiros do Bunkyo para acompanhamento dos associados. O material é bilingue (português/japonês) e este anuário é enviado a todos os associados via correio e entregue aos visitantes da entidade.

 

Edição 146 - 2023

Edição 145 - 2022

Aqui no site você pode ver o destaque de capa das edições anteriores da revista.

E-news – Informativo Digital do Bunkyo

Criado para agilizar a comunicação com o público e para atender à tendência atual de reduzir a utilização de papel, o e-news leva mensalmente informações sobre as atividades da entidade e notícias relevantes da comunidade. As informações tem como referência o conteúdo do site, proporcionando ao leitor uma leitura rápida do que acontece.

O informativo é enviado tanto para associados quanto para o público em geral, cujos endereços eletrônicos são captados por meio dos diversos eventos realizados.

Coletânea de obras selecionadas XIII Concurso Nacional de Haiku Prêmio Bunkyo de Literatura – 2022

Publicação da Coletânea de Haiku Selecionados do 13o. Concurso Nacional de Haiku do Prêmio Bunkyo de Literatura 2022 / 第 13 回全伯俳句大会    入 賞 作 品 集入 賞 作 品 集

Promoção: Comissão Executiva do Concurso Nacional de Haiku, Comissão de Atividades Literárias e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO. Apoio: Brasil Nippou    後援 ブラジル日報

60 anos de Bunkyo – Passado, Presente e Futuro (Coordenação de Kiyoshi Harada)

Patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, a obra, publicada em 2015, foi coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada, membro nato do Conselho Deliberativo do Bunkyo, com a colaboração de 24 autores. Como ilustração de capa, o livro traz um recorte do quadro do artista plástico Kazuo Wakabayashi.

Dividido em 12 capítulos, as 335 páginas do livro abordam: O nascimento de uma nova entidade; A trajetória do Bunkyo e as comemorações da imigração japonesa no Brasil; As finalidades institucionais do Bunkyo; Órgãos institucionais do Bunkyo; A luta pelos recursos financeiros; Uma inflexão nos rumos da entidade: renovação do Bunkyo; Entidades que integram o edifício-sede do Bunkyo; As comissões do Bunkyo; Atividades diversas do Bunkyo; Relacionamento do Bunkyo com outras entidades; O Bunkyo como entidade central da comunidade nipo-brasileira; O futuro do Bunkyo.

Gratidão e Esperança – Relatório de Atividades Comemorativas dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”

O relatório, de 100 páginas, em cores, bilíngue (português/japonês), reúne informações sobre diferentes atividades realizadas durante 2018, ano de comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. 

A publicação aborda diferentes eventos, como a visita da princesa Mako ao Brasil; a criação do logotipo; a homenagem da Comenda Kasato Maru; a campanha para arrecadação de recursos financeiros, o projeto de modernização do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; o projeto de sustentabilidade do Kokushikan como legado dos 110 anos da imigração japonesa; a relação dos eventos comemorativos dos 110 anos; mesa-redonda para avaliação da comemoração dos 110 anos, entre outros temas.

A comemoração oficial dos 110 anos, realizada no dia 21 de julho, em conjunto com o Festival do Japão, é o ponto central do relatório. Também, amplo destaque para o Show Artístico inédito, reunindo professores e grupos que se dedicam às tradicionais artes japonesas da música, dança, teatro e taiko, sob a coordenação do professor Satoru Saito.

Antologia de contos – Concurso Bunkyo de Contos

As três edições da antologia do Concurso Bunkyo de Contos foram organizadas pela Seção de Língua Portuguesa da Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo e as obras foram patrocinadas pela Fundação Kunito Miyasaka.

O 1º Concurso Bunkyo de Contos foi realizado em 2012 e a antologia reunindo os trabalhos selecionados foi publicada em 2015 com o título Duas cenas, um muro?. Os melhores trabalhos do 2º Concurso, datado de 2014, foram publicados em 2018, com o título Quixote-sama. Já os contos premiados no 3º concurso, de 2016, foram reunidos na obra Sabores de Vida, publicada em 2019.

Aqui no site você pode ver a capa das edições da antologia.

Prêmio Kiyoshi Yamamoto – Contribuição da Comunidade Nikkei para a Agricultura Brasileira

Coordenadores: Guenji Yamazoe e Alfredo Tsunechiro

Publicado em 2015, marca os 50 anos da instituição do Prêmio Kiyoshi Yamamoto destinado à homenagear os agricultores da comunidade nipo-brasileira que se destacaram em suas áreas de atuação. Além de apresentar contribuição deles em diferentes setores, a obra também enfoca a atuação do Dr. Kiyoshi Yamamoto na área agrícola (incluindo as pesquisas sobre o controle da broca do café) e a preocupação com a formação de recursos humanos.

Raízes da Arte Koguei no Brasil

 

Publicado em 2012, sob a coordenação da Comissão de Arte Craft, busca resgatar a trajetória da Associação de Arte Koguei e da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo (nascida na década de 1960), e registrar as obras relacionadas a essa arte: cerâmica, urushi, arte em madeira, arte em metais, boneca tossô, tintura natural, arte em fibras, arte em bambu, shippo-yaki e colagem.