Acompanhe a programação da live principal do 15º Bunka Matsuri

Live do Bunka Matsuri será realizada nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 17 horas, com uma programação variada para divertir toda a família, apresentando convidados especiais do mundo do anime, gastronomia, música e dança.

Começou o 15º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa, promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)!

O tema principal deste ano será “A Harmonia que nos Conecta“, com muitas novidades preparadas pelos voluntários da comissão organizadora, como as Experiências Online, o Bunka Experience, a Live Kids e o Delivery

A live principal será realizada nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 17 horas, com transmissão pelo Youtube e Facebook. Serão 2 dias de Live sobre a cultura japonesa, para acompanhar no conforto da sua casa e curtir com toda a família, com os temas Mundo Pop, Gastronomia, Música e Dança.

“A nossa expectativa para o Bunka Matsuri é bastante otimista, teremos um evento com muitas novidades e devido ao agravamento da pandemia, com algumas adaptações para atender este momento. Estamos trabalhando bastante, as engrenagens estão se encaixando, e será um evento lindo com experiências de contato com a cultura japonesa e atividades para toda família”, revela o coordenador geral do evento, Takayuki Kato.

Mundo Pop traz convidados especiais

A live começará nos dois dias com as atrações do Mundo Pop. No sábado, 22/05, o destaque é a participação da Crunchyroll, uma companhia WarnerMedia e a marca mais popular de anime do mundo, que conecta fãs de anime e mangá em mais de 190 países e territórios.

Para falar sobre a atuação da empresa, convidamos Yuri Petnys, que trabalha no business development e marketing da companhia no Brasil e em Portugal. Logo em seguida, teremos a participação dos dubladores do anime Jujutsu Kaisen, sucesso da Crunchyroll, que participam do evento a convite do Bunka Matsuri.

Os atores Yuri Tupper (Yuuji Itadori), Amanda Brigido (Nobara Kugisaki), Erick Bougleux (Toge Inumaki) e o diretor de dublagem do anime, Leonardo Santhos (Mahito) falam sobre suas experiências na indústria e os desafios da carreira na dublagem.

No encerramento, os tradutores Gustavo Hoffmann Moreira, Mari Brito e Fernando Sato Mucioli contam um pouco de seu aprendizado como profissionais de tradução japonês-português.

E no domingo, 23/05, o bloco será todo dedicado ao anime One Piece, um dos maiores sucessos de toda história da indústria, que acompanha as aventuras de Monkey D. Luffy e sua tripulação pela Grand Line, em busca do grande tesouro. O bloco terá presença do canal Mitsubukai, formado pelos atores e dubladores Glauco Marques (Roronoa Zoro), Adrian Tatini (Capitão Usopp) e Francisco Júnior (Crocodile).

Bloco Gastronomia terá doces e clima de izakaya

No sábado, 22/05, o clima dos izakaya (barzinhos japoneses) será o destaque do bloco de Gastronomia, com participação de Lúcio Ouba, do Izakaya Matsu. Inaugurado em 2015, o Matsu homenageia o bairro onde está instalado (Pinheiros) e possui um longo balcão no piso térreo, com 16 lugares que dão uma visão privilegiada para a cozinha aberta, onde os pratos são preparados.

No interessante bate-papo com Lucas Yokota, do Além do Sushi, vamos aprender mais sobre os izakayas no Japão e no Brasil; quais são os petiscos servidos pela casa, como karaaguê, edamame, kimpirá gobô; além das bebidas, como cervejas e saquês importados do Japão. Uma viagem além do sabor, em busca de novos conhecimentos sobre a cultura japonesa!

E no domingo, dia 23/05, o destaque será a confeitaria contemporânea japonesa, com o chef Cesar Yukio, da Hanami Confeitaria. A influencer Dani Polis, do Trippolis, vai conversar com o chef sobre os segredos do yogashi (doces japoneses em estilo ocidental).

Formado em gastronomia e especializado em confeitaria, César Yukio estudou nas melhores universidades na França, Estados Unidos e Argentina. Já trabalhou ao lado de grandes nomes da gastronomia, como Helena Rizzo, Alex Atala e Erick Jacquin. É chef executivo da Hanami Confeitaria, chef instrutor da Callebaut no Brasil e professor de confeitaria, ministrando aulas por todo o Brasil, Estados Unidos e Japão.

Danças típicas de Kochi e Hokkaido

A arte e a cultura japonesa são essenciais no Bunka Matsuri. No sábado, teremos uma apresentação especial com a participação dos grupos Ishin Yosakoi Soran e Ryo Kochi Yosakoi, que vão apresentar as danças e responder perguntas do público.

O Ryo Kochi Yosakoi foi fundado em 2017, em São Paulo, para difundir a cultura da província de Kochi através do Yosakoi, estilo de dança originado na província, e foi nomeado embaixador do Yosakoi no Brasil em 2018, título concedido pelo governo da província. A dança utiliza o naruko – conhecido como castanhola japonesa, que antigamente era utilizado para espantar passarinhos das plantações. 

Em 1992, um grupo de jovens universitários conheceu o Yosakoi em Kochi, e eles ficaram tão impressionados que levaram a dança para sua província natal, em Hokkaido, onde misturaram os passos com a dança da província (Soran Bushi). Daí nasceu o Yosakoi Soran, cujo festival é atualmente o principal evento de verão de Hokkaido, reunindo mais de 40 mil dançarinos.

Em 2003, a dança chegou ao Brasil, e no mesmo ano foi formado o Ishin Yosakoi Soran, com integrantes de 18 a 60 anos. O grupo participou dos 10 primeiros Festivais de Yosakoi Soran do Brasil, ficando em primeiro lugar na categoria adulto em 2006 e até hoje continua divulgando a dança e a província de Hokkaido, sempre com muita alegria e energia.

As cordas em harmonia, no shamisen e sanshin

E no domingo, para encerrar a programação do Bunka Matsuri 2021, teremos a participação dos músicos Vinicius Sadao (shamisen) e Rafael Kiyoiti Kamiya (sanshin), que vão falar sobre a história dos instrumentos, explicar cada parte dos instrumentos e responder as perguntas do público, além de se apresentarem com performances emocionantes!

Vinicius Sadao é formado em composição musical pela Unicamp e atua no shamisen desde 2008. Fundador do Projeto Sankyu, que leva o ensino, difusão e inovação dos instrumentos tradicionais japoneses. Durante sua participação, o músico vai explicar sobre o Shamisen, um instrumento de cordas tradicional japonês, que tem presença em diversas manifestações artísticas como teatro kabuki, teatro bunraku e na cultura popular com o minyo. É um instrumento dinâmico, que liga a tradição ao mundo moderno.

O Sanshin é um instrumento musical da província de Okinawa, precursor do shamisen. Frequentemente comparado ao banjo, consiste de um corpo feito de couro de cobra e de um braço com três cordas. Rafael Kiyoiti Kamiya começou a tocar sanshin aos 12 anos. Em 2007 ganhou o concurso de Música Folclórica promovido pela Associação Ryukyu Minyo Kyokai filial do Brasil e leciona na Associação Okinawa de Vila Alpina.

Participe conosco dessa grande celebração da cultura japonesa!

SERVIÇO
Live Bunka Matsuri
Tema: A Harmonia que nos Conecta

15º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa
Datas: 22 e 23 de maio, 17h
Canal:
www.youtube.com/bunkyodigital
www.facebook,com/festivalbunkamatsuri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *