No Bunkyo, os eventos promovendo as artes plásticas, principalmente relacionadas aos artistas descendentes de japoneses, datam desde a inauguração de sua sede, em 1964. Na organização desses eventos, destaque à liderança dos artistas do Seibi-kai (Grupo de Estudos de Artes Plásticas de São Paulo, fundado em 1935).
Essa participação dos artistas plásticos nikkeis junto à entidade, resultou numa série de importantes exposições de artes, envolvendo nomes de destaque nacional e internacional.
Em 19 de outubro de 1995, junto com a abertura da 24ª Exposição de Arte Bunkyo, foi inaugurada a instalação do Museu de Arte Nipo-Brasileiro, um sonho acalentando pelos artistas desde a década de 1980. Assim, além da exposição permanente das obras, esse Museu também seria responsável pela administração e preservação do acervo de inúmeras obras doadas pelos artistas.
Inúmeros entraves dificultaram o cumprimento das metas (principalmente falta de recursos) e, as obras doadas enfrentavam sérios problemas de armazenamento.
Em 2012, com as amplas reformas no prédio, o espaço do Museu de Arte Nipo-Brasileiro foi transformado em salas para reuniões e eventos, sem uma solução definitiva para as obras de arte do acervo.
Finalmente, em 2020, com os subsídios do Programa “Apoio aos Japoneses Residentes no Exterior e aos Nikkeis por meio das Organizações no Exterior” da JICA Brasil – Agência de Cooperação Internacional do Japão foi possível garantir as condições apropriadas para o armazenamento das obras.
Assim, foram adquiridos arquivos deslizantes (traineis), com total de 19 prateleiras, suficientes para acomodar a maioria das 150 obras do acervo do Museu de Arte Nipo-Brasileiro.
“Acredito que, com os subsídios da JICA foi possível viabilizar o Museu de Arte Virtual que, por meio da internet, permite aos interessados do mundo inteiro o acesso aos trabalhos; como também, a organização do acervo material em traineis que possibilita uma pesquisa com mais facilidade”, destacou o coordenador geral dos projetos e vice-presidente, Valter Sassaki.