A 54ª Exposição de Arte Koguei está com muitas novidades. Teremos uma agenda repleta de palestras e oficinas sobre Arte Koguei. As palestras e oficinas acontecem no Espaço Gastronómico do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo, SP.
Programação para o dia 02 de novembro
Neste workshop o participante poderá experimentar o processo da marchetaria geométrica de estilete para ornamentar uma superfície. A técnica utiliza lâminas de madeira meticulosamente cortadas para um encaixe perfeito. Não é necessário conhecimento prévio, todo o material será fornecido durante a oficina.
-
- Data e horário(s): Dia 02 de Novembro, sábado, das 11:00 às 12:30.
-
- Valor: R$50,00 + taxa da plataforma.
-
- Idade Mínima: 10 anos.
-
- Duração: cerca de 1 hora e meia.
-
- Vagas: 10
Iara Neves começou a marchetaria por hobby e já estuda a arte há 8 anos, possui vários cursos na área, porém conta que a maior parte de seus trabalhos é autodidata. Sua técnica principal é a marchetaria geométrica, a qual se assemelha ao yosegi em alguns aspectos.
Neste workshop o participante terá a chance de experimentar os passos da criação de uma peça de shippo-yaki até a montagem final. A professora explicará sobre o processo e guiará os participantes na preparação dos materiais e execução da técnica. Não é necessário conhecimento prévio, todos os materiais necessários estão inclusos.
- Data e horário(s): 02 de Novembro, sábado. Das 15 às 16:30.
- Valor: R$50,00 + taxa da plataforma
- Idade Mínima: 15 anos.
- Duração: Cerca de 1 hora e meia
- Vagas: 8
Nascida em Tottori-Japão, Junko Tanizaki imigrou ao Brasil em 1983. Foi premiada diversas vezes nas exposições Bunkyo, tanto em Artes Plásticas, quanto em Arte Koguei. Desde 2011 participa da Comissao de Arte Koguei, ajudando a divulgar e preservar essa distinta arte milenar.
Programação para o dia 03 de novembro
Prof. Kamori fará uma demonstração de seu processo de produção de washi a partit de Kozo, explicando sobre as particularidades e potencialidades do papel. Além da demonstração, o participante desfrutará de uma apresentação introdutória sobre a história do papel washi, entrelaçando a rica experiência e pesquisa do artista.
- Data e horário(s): Dia 03 de Novembro, domingo; das 11h às 12:30.
- Valor: Gratuito
- Lotação Máxima: 30 pessoas, sem assento marcado
- Duração: 1h e 30 min
Katsutoshi Mori, conhecido como Kamori, é um artista plástico renomado na produção de papel artesanal. É pioneiro na pesquisa de papel washi de kozo na América Latina, tendo desenvolvido seu próprio método de fabricação pela necessidade de um papel de alta qualidade para suas obras. Kamori possui seu próprio ateliê, no qual ensina sobre reciclagem artística de papel e produção artesanal a partir de fibras de Kozo, cana de açúcar e bananeira.