
A Comissão Bunkyo Rural e Prêmio Kiyoshi Yamamoto, neste ano de comemoração dupla – 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade Brasil-Japão e 70º aniversário do Bunkyo – elegeu a “INTELIGÊNCIA AGRONÔMICA” como tema para seu próximo encontro nos dias 15 e 16 de setembro (segunda e terça-feira).
“Desejamos tratar sobre a aplicação de tecnologias buscando otimizar a produção agrícola em nosso país”, explica Nelson Kamitsuji, presidente da Comissão, “além de tratar sobre o papel de tecnologia no setor agrícola, também pretendemos promover a reflexão sobre a situação do setor”, acrescenta.
“Para o Fórum sobre Inteligência Agronômica foram convidados os mais representativos especialistas do setor”, afirma Carlos Kendi Fukuhara, coordenador do evento, destacando que estará em pauta “a reflexão sobre a evolução agrícola enfocando o passado (incluindo a contribuição dos imigrantes japoneses), o presente (considerando os desafios e as oportunidades) e as tendências e perspectivas futuras”.
O FÓRUM será realizado no auditório da FECAP (Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado), e terá na abertura, no dia 15 de setembro, às 19h, a palestra magna sobre o tema central com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV e interlocutor do agro brasileiro na COP30.
No dia 16 de setembro, terça-feira, os trabalhos começam às 9h, com as seguintes palestras:
- Dr. Xico Graziano, engenheiro agrônomo e professor de MBA na FGV, com o tema “Gestão e governança no mundo digital de inteligência artificial”;
- Engenheiro Agrônomo George Hiraiwa, fundador da Cocriagro – Londrina sobre a “Contribuição dos imigrantes japoneses na evolução da agricultura até o presente”;
- Dr. Gustavo Spadotti, engenheiro agrônomo e chefe-geral da Embrapa Territorial – Campinas enfocando sobre a “Evolução da agricultura, da enxada à embarcada até os dias de hoje com inteligência artificial”.
Na parte da tarde, estão programados os painéis com os temas:
- “O que é afinal a inteligência artificial na agricultura e como usar?”, com representante da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (Pompéia);
- “Inteligência artificial nos equipamentos embarcados (tratores), com representante da Yanmar e
- “Como fazer chegar a IA aos pequenos agricultores?” com o engenheiro agrônomo Klever José Coral, Superintendente de Inovação da COPLACANA (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo).
Participam como mediadores do painel, o Subsecretário de Abastecimento da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Diógenes Kassaoka e a ex-Professora titular da Faculdade de Ciências Agronômica da UNESP-Botucatu, Rumy Goto.
Serviço
Fórum de Inteligência Agronômica
Dias/horas 15 (a partir das 19h) e 16 de setembro (a partir das 9h)
Local: Teatro da FECAP (Avenida da Liberdade, 532 – Liberdade – SP)
Entrada franca.