Bunkyo recebe a nova Cônsul-Geral do Japão, Yoriko Suzuki

Compartilhe

Com a Cônsul-Geral Yoriko Suzuki ao centro, da esq. para dir., Valter Sasaki (Vice-Presidente), Roberto Yoshihiro Nishio (Presidente), Teruco Kamitsuji (Vice-Presidente), Lidia Yamashita (Vice-Presidente), Renato Ishikawa (Presidente de Honra) e Jorge Yamashita (Presidente do Conselho Deliberativo). Em pé: Cônsul Daisuke Hattori, Toshiro Iwayama (Vice-Presidente da Comissão de Administração do Museu de Imigração Japonesa), Nagato Hara (Tesoureiro-Geral), Carlos Harasawa (Vice-Presidente), Carlos Kenji Fukuhara (Vice-Presidente), Tomio Katsuragawa (Vice-Presidente do Conselho Deliberativo), Oston Hirano (Vice-Presidente), Marco Tulio Toguchi (diretor) e Leonardo Inomata (Secretário-Geral).

No ano da comemoração dos 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade Brasil-Japão, uma surpresa para a comunidade nipo-brasileira.

Desde 1915, com o estabelecimento do Consulado Geral do Japão em São Paulo, e Sadao Matsumura assumiu o posto, pela primeira vez esse cargo está sendo ocupado por uma mulher: Yoriko Suzuki. Nomeada em setembro último, assumiu o cargo oficial em 3 de novembro.

Na tarde do dia 5 de novembro dirigiu-se ao Parque Ibirapuera para depositar flores no Monumento em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi. Em seguida, visitou o Pavilhão Japonês, sendo recebida por Roberto Yoshihiro Nishio (Presidente do Bunkyo), Jorge Yamashita (Presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo), Gioji Okuhara (Presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês) e Oston Hirano (Vice-Presidente do Bunkyo). (Foto 1)

Jorge Yamashita foi encarregado de ciceronear a nova Cônsul-Geral, acompanhando-a para conhecer os locais destaques, incluindo a tradicional visita ao lago das carpas.

Foto 1 por: Aldo Higuchi – A Cônsul-Geral Suzuki e a diretoria do Bunkyo em frente ao marco comemorativo anos 100 aos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.

No dia seguinte, foi a vez do Bunkyo recepcionar a ilustre visitante. Chegou por volta das 10h50, acompanhada do Cônsul para Assuntos Políticos Daisuke Hattori dirigiu-se à sala da presidência sendo recebida por Renato Ishikawa (Presidente de Honra do Bunkyo), Roberto Yoshihiro Nishio (Presidente do Bunkyo), Jorge Yamashita (Presidente do Conselho Deliberativo) e Lídia Yamashita (Presidente da Comissão de Administração do Museu da Imigração Japonesa). Foi um primeiro encontro descontraído de trocas de informações e comentários sobre as atividades do Bunkyo. (Foto 2)

Em seguida, todos se dirigiram ao Museu da Imigração Japonesa, ciceroneada por Lídia Yamashita que relatou sobre a trajetória dos imigrantes japoneses retratada nos três andares de exposição. (Foto 3)

No Brasil, profundo sentimento de conexão

A Cônsul-Geral Suzuki, natural de Okayama, formada em Economia pela Universidade de Keio em 1992, ingressou no Ministérios dos Negócios Estrangeiros no mesmo ano.

De 1996 a 1998 atuou como Segunda Secretária na Embaixada do Japão no Brasil, país em que residiu (em São Paulo) por seis meses, aos seis anos de idade.

“Poder voltar agora, nesta nova etapa e missão, desperta em mim profundo sentimento de conexão e gratidão”, escreve a Cônsul-Geral na mensagem publicado no site do Consulado, destacando que, “assumir este cargo de São Paulo – lar da maior comunidade nikkei do mundo – inspira em mim um imenso senso de responsabilidade”.

Antes de assumir o posto em São Paulo, a Cônsul-Geral foi conselheira da Embaixada do Japão no México (1996) e de 2013 até 2017 foi diretora de várias divisões do Ministério, de 2018 a 2019 foi conselheira e depois ministra na Missão Permanente do Japão junto às Nações Unidas em Nova York e em 2023, foi ministra na Missão Permanente do Japão junto das Organizações Internacionais em Viena.

Em sua mensagem afirma que pretende “dedicar especial atenção” aos seguintes pontos: a segurança e bem-estar dos cidadãos japoneses, ampliar o intercâmbio com as comunidades nipo-brasileiras e fortalecer os laços Brasil-Japão e “trabalhar intensamente para a melhoria do aumento de investimentos e no apoio à expansão das empresas japonesas no cenário econômico brasileiro”.

Também deseja conhecer de perto as comunidades locais da jurisdição do Consulado Geral do Japão – Estado de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro e “compreender melhor as características de cada região e aprofundar meu entendimento sobre o Brasil”. Na visita ao Bunkyo, após o Museu da Imigração Japonesa, a Cônsul-Geral Suzuki se reuniu com a diretoria da entidade para um almoço de confraternização.

Confira o calendário de eventos completo