Bunkyo no Japão: fortalecendo conexões com a comunidade Nikkei

Compartilhe

Convidado para a abertura da 65º conferência da Kaigai Nikeijin Taikai (Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior), o presidente de honra do Bunkyo Renato Ishikawa, pela quarta vez consecutiva partiu ao Japão, a convite dos anfitriões presidente Honorário Shuichi Abe e do presidente Katsuyuki Tanaka.

Participaram da convenção 155 pessoas de 17 países, 286 pessoas online, entre elas 66 integrantes da comitiva do Brasil. Com a ilustre presença de Suas Altezas Imperiais O Príncipe Akishino e Princesa Kiko na cerimônia de boas-vindas.

Realizada todos os anos, tem como objetivo discutir sobre os desafios enfrentados nas comunidades nikkeis e formas de cooperação entre si e com o Japão, bem como fortalecer as relações de intercâmbio e aprofundar os laços de amizades.

Na palestra principal de abertura, sob o tema “O que se espera da comunidade Nikkei e do Japão em meio a um cenário internacional cada vez mais confuso e incerto”, o Dr. Renato menciona:

Citou também o apoio em relação à proposta feita na Reunião Anual da Associação Nacional dos Governadores das Províncias do Japão de 2025, onde foi discutido a necessidade de se criar um ambiente no qual japoneses e estrangeiros possam conviver em harmonia.

Ao longo da cerimônia, o Dr. Renato foi homenageado com um Diploma de Agradecimento, entregue por Shuichi Abe.


Pela primeira vez na história da Convenção, as mulheres nikkeis foram o tema de painel, discutindo o impacto da força feminina na sociedade. Apresentaram seus pontos de vista:

  • Hitomi Sekiguchi – diretora do Kaigai Nikkeijin Kyokai, consultora do Bunkyo;
  • Christine Kubota, advogada residente no Havaí (EUA);
  • Kiyo Fujiki, pres. da ONG de apoio às mulheres na Holanda;
  • Marcia Kishida, empresária nipo-brasilleira residente no Japão e
  • Ines Mallari Yamanouchi, presidente da Federação das Associações Nikkeis das Filipinas (por vídeo);
  • Moderação por. Yoshinori Nakai, correspondente internacional do Jornal Econômico Nikkey em Washington, Londres e México, entre outras localidades.

Em sua apresentação, Hitomi Sekiguchi destacou os 50 anos do Dia Internacional da Mulher , instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas em 1975, citando que: “As mulheres com muito esforço e determinação conquistaram seu espaço alcançando várias posições importantes em diversos seguimentos.”

Também prestou uma homenagem à Harumi Arashiro Goya, primeira presidente mulher do Bunkyo, falecida em junho deste ano. “Harumi dedicou-se à diversos projetos em prol da comunidade nipo-brasileira com inteligência, diligência e elegância, inspirando muitas jovens que hoje exercem importante papel de liderança.”


Confira o calendário de eventos completo