Os organizadores da Campanha Gambatchê destinada a arrecadar recursos para a reforma da nova sede da Enkyosul (entidade beneficente do Rio Grande do Sul) informaram o resultado do Sorteio Filantrópico ocorrido no último dia 19 de novembro pela Loteria Federal (Concurso 6019).

Baseados na combinação dos números sorteados na Loteria e conforme o Regulamento do Sorteio Filantrópico, foram definidos os seguintes ganhadores:
1º Prêmio – carro Hyundai – com o número 16447 (cravou!!) – foi para Adriano Nori Taniguchi
2º Prêmio – notebook Acer – com número 74485 (aproximação) – foi para Eduardo Sakamoto
3º Prêmio – jogo de cerâmica – com número 42190 (aproximação) – foi para Suzana Oliani
4º Prêmio – secador de cabelo – com número 98227 (aproximação) – foi para Uriel
5º Prêmio – secador de cabelo – com número 44470 (aproximação) – foi para Suzana Oliani
Acompanhe o sorteio pela extração da loteria federal do dia 19/11/2025.
“A todos que colaboraram vendendo ou adquirindo bilhetes do Sorteio Filantrópico promovido pela Enkyosul, agradeço pelo elevado espírito de colaboração e solidariedade”, manifestou o presidente Sr. Roberto Yoshihiro Nishio, acrescentando: “Em nome da Diretoria do Bunkyo, nossa profunda gratidão na certeza de que todos serão divinamente recompensados pela boa ação. Gambatchê Enkyosul!!!”.

Sobre a Enkyo Sul

Fundada em 1971 , em Porto Alegre (RS), com a finalidade de prestar assistência médica às famílias e descendentes de japoneses residentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente, é reconhecida como entidade beneficente assistencial atendendo pacientes da sociedade em geral e não apenas da comunidade nipo-brasileira.
Entre as atividades, a Enkyo Sul presta atendimento médico em sua sede e periodicamente realiza caravanas nas cidades do interior (Junkai Shinryo) oferecendo exames de diagnósticos, consultas e orientações médicas. Também atua como referência da comunidade nikkei no sul do país, promovendo diversas atividades culturais para diferentes faixas etárias.
Essas atividades foram paralisadas, em 2024, com as enchentes do Rio Grande do Sul quando a sede do Enkyo Sul ficou dois meses debaixo da inundação, inviabilizando uma possível reforma do prédio.
Na ocasião, com a liderança do Bunkyo, foi lançada a campanha “Gambatche” (a palavra gambatte é uma forma de dar ânimo, força, não desista e o tchê é uma referência carinhosa aos nossos irmãos gaúchos) – para auxiliar na retomada das atividades e reconstrução de uma nova sede para o EnkyoSul.
Após vários meses de movimentação das lideranças de várias entidades e adesão de vários empresários, foram arrecadados recursos que possibilitaram adquirir uma nova sede, agora num bairro seguro de possível enchente. O desafio agora é reformá-lo para melhorar a acessibilidade, explica o presidente Hiroshi Taniguchi, e montar uma cozinha, já que a entidade também mantém hospedagem temporária para pacientes do interior para exames de diagnósticos ou para tratamento de doença grave.
Saiba Mais no site: https://www.enkyosul.org/






