
Cinco cantores nipo-brasileiros amigos – quatro deles campeões de concursos na década de 1980 – mais a banda “Os Nisseis” se apresentam no próximo dia 24 de outubro no Blue Tree Premium Faria Lima para homenagear o legado de Eduardo Minoru Sakamoto, falecido no último 22 de julho, aos 74 anos de idade.
Estarão no palco os cantores Carlos Toshiki, Marina Ushiro, Mity Shiroma, Nilton Marubayashi e Norio Shirasaka interpretando as músicas que os consagraram, além da apresentação especial do grupo “Os Nisseis”.
Eduardo Sakamoto, natural de Presidente Prudente, era diretor-geral da ANA – All Nippon Airways no Brasil e desde seu ingresso em 1999 dedicou-se ao fortalecimento e expansão dessa empresa aérea em nosso país.
Ao longo de sua caminhada, ele foi um apaixonado pela música e um incansável empreendedor voltado a criar ou colaborar com diferentes produções envolvendo a música japonesa.
Sempre que seus compromissos profissionais permitiam (constantes viagens ao Japão e Estados Unidos) se juntava aos companheiros para os ensaios e apresentações da banda “Os Nisseis”, grupo criado em 1967, em Presidente Prudente, liderado por Oscar Inoue, e Sakamoto atuava como baixista e relações públicas.
Entre as inúmeras produções musicais coordenadas por Sakamoto estão as apresentações em várias entidades beneficentes do cantor japonês Oka Shiro acompanhado pela professora Toshiko Okuda e as turnês no Brasil da cantora Marcia Nishie (que inclusive se apresentou no Grande Auditório do Bunkyo).
Nos últimos tempos, ele estava animado com mais um projeto: reunir os cantores nipo-brasileiros vencedores na época áurea dos concursos promovidos pelas tevês japonesa nos anos de 1980, em um show especial em São Paulo. “O tempo passa para todos nós, mas eles continuam cantando com a mesma excelência que os consagrou”, afirmava Sakamoto.
Cultivar as memórias de juventude e os laços de amizades
Sakamoto, desde os tempos de Presidente Prudente sempre esteve relacionado à musica, como também sempre cheio de ideias/projetos e pronto para se envolver em produções musicais.
Em 1973 foi um dos fundadores do Coral Nirvana que iniciou de forma modesta na Igreja Budista Higashi Honganji, mas, antes, em 1967, juntamente com quatros amigos criaram a banda “Os Nisseis”, sob forte influência dos Beatles, da Jovem Guarda e do rock and roll.
“Oscar Ito na bateria e Osmar na percussão seguravam o ritmo; Adolfo, Oscar, Yoshio Tomiyoshi e Eduardo Sakamoto davam melodia e vozes às canções”, relembra Oscar Inoue, “No auge de seus 15 anos, as baladas de amor pareciam que jamais iriam se esgotar”, acrescenta.
Com o passar dos anos, a vida adulta, os estudos, o trabalho e as responsabilidades fizeram com que a banda se dissolvesse. Trinta e cinco anos depois, já adultos e com suas próprias famílias e carreiras, os antigos integrantes decidiram resgatar aquele sonho e voltar a tocar.
A banda voltou à ativa em 1998 e, desde então, incorporou novos integrantes, reunindo diferentes gerações em torno da mesma paixão pela música. Hoje, fazem parte da formação Márcia Inoue (teclado e vocal), Luan Inoue (contrabaixo), Taissa Inoue (vocal) e Heitor Nakashima (guitarra), além da formação original.
Desde a retomada, Os Nisseis voltaram a se apresentar em Presidente Prudente, Curitiba, São Paulo, Londrina, Maringá e no Blue Tree Lins, levando ao público a mesma energia e paixão que marcaram os primeiros anos.
Eduardo Sakamoto, chamado carinhosamente de “comandante” pelos integrantes, dizia que a banda conseguia permanecer até seis horas no palco sem esgotar seu repertório — prova de que aquelas canções nunca deixaram de fazer parte de suas vidas, relata Oscar Inoue.
Uma geração de cantores campeões dos anos de 1980


Carinhosamente chamado de “Uma Tarde para Celebrar Eduardo Sakamoto”, coincidentemente será um encontro reunindo algumas das melhores vozes que, na década de 1980, sustentaram a fama dos cantores nipo-brasileiros aqui e também no Japão.
O nome mais conhecido deles, certamente, é o de Carlos Toshiki, que a partir de 1986 se tornou vocalista da banda japonesa Omega Tribe, que marcou sucesso com as músicas “Kimi wa 1000%”, “Super Chance”, “Cosmic Love” e “Aquamarine no Mama de Ite”. Em 1991, a banda Omega Tribe se desfez e Carlos Toshiki iniciou as atividades solo. Em 1994 lançou o single “FOREVER”. No ano seguinte, após o lançamento do álbum “Shake It Down”, ele fez uma pausa em suas atividades musicais e voltou para o Brasil.
Após 22 anos, em 2017, reatou sua carreira realizando nova turnê pelo Japão. Nos anos seguintes, mesmo morando no Brasil, continuou fazendo apresentações em shows no Japão. Neste ano, para comemorar os 40 anos de carreira tem nova turnê programada.
Os quatro cantores, além da mesma amizade com Sakamoto, também têm como referência os melhores momentos de suas carreiras nos anos de 1980. Norio Shirasaka venceu a fase brasileira e a final do 1º Nihon Amateur Kayo Sai (Concurso de Cantores Amadores do Japão), em 1983, interpretando a conhecida composição “Moshimo piano ga hiketanara”.
No ano seguinte foi a vez de Marina Ushiro sagrar-se campeã da etapa brasileira da 2ª. edição do Nihon Amateur Kayo Sai (Concurso de Cantores Amadores do Japão) e em sua apresentação no Japão conquistou o prêmio feminino de melhor interprete. Atualmente, é escritora e desenvolve o Projeto KOU.
A atual diretora de uma escola de karaokê e presidente do Grupo Sansey em Londrina, Mity Shiroma, em 1984 venceu a etapa brasileira do Gaikokujin Kayo Taisho (Grande Prêmio da Canção Japonesa para Estrangeiros) e na apresentação no Japão conquistou o troféu Friendship.
O cantor (hoje executivo da GM) Nilton Marubayashi, em 1986, ficou em segundo lugar no Gaikokujin Kayo Taisho (Grande Prêmio da Canção Japonesa para Estrangeiros). Nessa edição, foi a cantora mogiana Márcia Nishie que se consagrou campeã e foi ao Japão para iniciar a carreira profissional. Nesse mesmo ano, foi campeão do “Utá no Champion”, o célebre concurso promovido pelo programa Imagens de Japão apresentado por Rosa Miyake.
O evento conta com o apoio da ANA – All Nippon Airways, Blue Tree Premium, Chegaman, Destinando, Investur, Master Freight, WTB Travel, Soneda e Bunkyo.
Serviço
“Uma tarde para celebrar Eduardo Sakamoto”
Dia/hora: 24 de outubro de 2026 (sábado), às 15h.
Local: Blue Tree Premium Faria Lima, av. Brigadeiro Faria Lima, 3989, Itaim Bibi – São Paulo
Ingresso: R$ 180,00
Chave Pix: 11 97120-7021 (Oscar Inoue celular)
Solicitamos enviar comprovante e nomes dos convidados para o whatsapp (11) 97120-7021






