A obra resultou de um projeto movido “pelo desejo de cultivar e valorizar as histórias de vida dos residentes”, sob a coordenação de Gonçalo Luiz de Melo, com a mediação de um tradutor (japonês para português). “Dessas conversas, sempre marcadas por longos silêncios, foram surgindo fragmentos de narrativas”, relata o livro, destacando a declaração de Tatiane Mayumi Murohashi Nishimura, fisioterapeuta e responsável pela coordenação técnica da instituição: “o trabalho das oficinas, memória afetiva e imagem e movimento, com muita habilidade, abriu a tampa das lembranças – e de uma forma bonita, não foi um trabalho doloroso”.
São 23 personagens que, com seus depoimentos e imagens, dão vida à publicação que tem o lançamento marcado para este próximo dia 12 de fevereiro, sexta-feira, às 19h, no Nikkey Palace Hotel, na Rua Galvão Bueno, 425, Liberdade. Na ocasião também estará montada a Mostra Fotográfica com as imagens do livro, que ficará aberta até o dia 14 de fevereiro.
O livro foi patrocinado pela Panco e ProacSP (Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo) e a exposição tem o apoio cultural da Jacto e do Nikkey Palace Hotel.