Uma cerimônia descontraída marcou a entrega dos prêmios do Sorteio Filantrópico 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, realizado no último dia 24 de fevereiro.
O evento, realizado na tarde do dia 14 de março, contou com a presença do vice-presidente da Toyota do Brasil, Celso Simomura e membros da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Participaram ainda o cônsul Kenji Iwashima; Eduardo Yoshida, membro do Conselho Superior da Aliança Cultural Brasil-Japão; Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz, e Eiki Shimabukuro, presidente do Okinawa Kenjinkai do Brasil.
Inicialmente, a presidente da Comissão 110 Anos e do Bunkyo, Harumi Arashiro Goya, fez os agradecimentos destacando a generosidade da doação da Toyota do Brasil e da Fast Shop. Agradeceu ainda a todos que garantiram o sucesso desta empreitada: dos 25 mil bilhetes do Sorteio, foram vendidos 23.981, que, neste primeiro levantamento, totalizam a arrecadação de R$ 762.160,00. Ressaltou que esse valor será inteiramente revertido para as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa.
Apesar do tempo reduzido para a colocação dos bilhetes, lembra a presidente Harumi, ter o Toyota Prius como primeiro prêmio “foi um grande privilégio” e facilitou muito as vendas.
Celso Simomura, vice-presidente da Toyota do Brasil, em sua saudação, agradeceu “a Comissão Organizadora pela oportunidade que nos foi dada para, de alguma forma, ajudar a comemoração dos 110 anos”.
Ressaltou que a Toyota sempre esteve ligada à comunidade nikkei e que “por coincidência, no ano em que se comemoram os 110 anos de imigração japonesa, a Toyota completa 60 anos de instalação no país”. De acordo com ele, “desde 1958 estamos aqui, sempre acreditando neste país”. Lembrou que, nos últimos anos, a empresa investiu cerca de R$ 2 bilhões na construção de fábricas em Sorocaba e Porto Feliz e no Centro de Treinamento em São Bernardo do Campo.
Além disso, acrescentou, “estou muito feliz em entregar o prêmio ao mais sortudo dos mais de 23.900 participantes. O Toyota Prius é considerado o nosso embaixador da tecnologia hibrida”. E, fez questão de apertar a mão do ganhador, Eduardo Nagatomo, para ver se conseguia “pegar um pouco da sorte dele”.
A Fast Shop foi representada pela vice-presidente do Bunkyo, Teruco Kamitsuji, que em sua saudação ressaltou que a empresa tem sido uma das assíduas colaboradoras dos eventos da comunidade nipo-brasileira.
Os ganhadores
Eduardo Nagatomo, técnico eletrônico aposentado, vice-presidente da Associação Okinawa da Casa Verde, admitiu que “nunca esperava ganhar” um carro, muito menos um Toyota Prius, do qual “já ouvi falar”, e considerava como “um sonho irrealizável”.
Às vésperas da cerimônia de entrega, admitia que “ainda não acreditava” ter sido o ganhador e, com medo de alguma surpresa desagradável, perguntou diversas vezes: “você conferiu direitinho, é mesmo o meu número?”.
Já na cerimônia, com direito à manifestação efusiva, levantou os braços e a chave do Toyota Prius e, todo sorridente, confirmou “eu sou um feliz ganhador!”.
Na ocasião, também foram entregues os prêmios para Helen Shiba Ohara (câmera digital Cannon); para Ernesto Arashiro, que reside em Manaus e foi representado pela irmã Marie Arashiro, (smart TV Panasonic); para Toshiba Medical do Brasil, representada por Rui Ferreira de Almeida, (um smartphone Sony ) e Antonio Kawakami representado por Edson Yuki (microondas Panasonic).
No final, o tradicional kampai, com direito a champanhe, foi conduzido por Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão 110 Anos.
Discreta, acompanhando toda essa movimentação, com leve e feliz sorriso, estava Ritsuko Aoki Nagatomo, esposa de Eduardo. Embora o marido nunca tivesse imaginado ganhar um carro, Ritusko já tinha feito a sua “fezinha”.
Cerca de um mês antes, ela sonhou que ganhara um carro e, na manhã seguinte, ao chegar na sede da Associação para a ginástica matinal (Rádio Taissô), viu o cartaz do Toyota Prius com a chamada “Este carro pode ser seu”. Não teve dúvidas: chegou perto dele, acariciou a foto do carro e “conversou” com ele: “carro, você vai ser meu”.
Este fato, conta, só comentou com a filha e foi com surpresa que, na manhã do dia 27 de fevereiro, numa parada em Punta del Leste (Uruguai) durante viagem de navio pela América do Sul, recebeu a boa nova. E, aí, a viagem perdeu interesse – queria chegar logo em casa para confirmar a notícia!
Resultados do Sorteio
Os números finais do Sorteio Filantrópico 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, autorizado pela Caixa Econômica Federal, ainda estão em apuração. De acordo com o levantamento realizado no dia 07/03.
Os ganhadores foram:
27.739 – Eduardo Nagatomo (Toyota Prius)
82.238 – Helen Shiba Ohara (câmera digital Cannon)
60.353 – Ernesto Arashiro (smart TV Panasonic)
93.772 – Toshiba Medical do Brasil (smartphone Sony)
83.228 – Antônio Kawakami (microondas Panasonic)