
Presidente Renato Ishikawa durante palestra especial: à esquerda, imagem sobre os valores nikkeis
Realizou, em Tóquio – Japão, de 16 a 18 de outubro, a 63ª edição da Convenção de Nikkeis e Japoneses no Exterior promovida pela Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai.
Considerado o grande encontro dos nipo-descendentes residentes no exterior e no Japão, tem como objetivo incrementar o intercâmbio entre eles, bem como o relacionamento com o Japão.
Esta 63ª edição adotou o tema “O avanço da comunidade nikkei – Uma geração com grandes iniciativas” e foi realizada em formato hibrido – presencial e online. De acordo com os organizadores, 181 pessoas se inscreveram para participar presencialmente representando 17 países e 130 para o formato online. O Brasil foi representado por 65 pessoas.



Na recepção: Katsuyuki Tanaka (presidente do Kaigai Nikkeijin Kyokai), empresário Masashi Takeuchi, Mamoru Okano (diretor executivo da Kaigai), secretário geral administrativo Eduardo Nakashima e vice-presidente Oston Hirano
A cerimônia de abertura, na tarde do dia 16, contou com a presença dos príncipes Akishinomiya e Kiko que, além de participar da solenidade, estiveram numa audiência especial (20 minutos) com representantes de vários países. O Brasil foi representado por Eduardo Goo Nakashima, secretário geral administrativo do Bunkyo.
Na abertura, o presidente Renato Ishikawa proferiu a palestra especial (de 30 minutos) com o tema “Comunidade Nikkei: Relacionamento e Protagonismo dos Jovens”.
Na ocasião, ele relatou sobre as atuais atividades dedicadas à incentivar o relacionamento com as entidades do país (por meio das diretorias regionais) e aproximação com as associações do exterior.
Também destacou a prioridade dada por sua gestão de valorizar do protagonismo dos jovens que participam do Bunkyo e das entidades parceiras.

No painel sobre “Iniciativas para uma nova geração”, a participação de Patrícia Takehana e a exibição do cartaz do 14º Bunka Matsuri
Outra palestra tratou sobre o projeto de colaboração com as novas gerações nikkeis, com Masato Seko, diretor do The Nippon Foundation com a participação de sete líderes de diferentes países, entre eles, Claudio Kurita (presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês e diretor do Japan House São Paulo).
No dia 17, a Convenção prosseguiu com destaque para três painéis de discussões: “Iniciativas para uma nova geração: novos desafios da comunidade nikkei”, “Esforços e contribuições para realização de uma sociedade de coexistência multicultural” e, encerrando com o tema “Promover a colaboração”.
No primeiro painel, que teve a moderação de Angelo Ishi, jornalista e professor da Universidade Musashi, contou com a participação de quatro painelistas, entre eles, André Nakandakari, jornalista do Diário Brasil Nippou; Patrícia Takehana, presidente da Comissão Bunka Matsuri do Bunkyo e Eric Uramoto, representante da Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão.
No dia 18, no período da manhã, reuniu pronunciamentos (de 5 minutos cada), enfocando diversos temas relacionados à comunidade nikkei e sobre os nikkeis residentes no Japão.


Entre eles, destaque para Noritaka Yanao, presidente da Comissão de Relacionamento Internacional do Bunkyo e presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa que tratou sobre o ensino da língua japonesa no Brasil.
Também, Iju Shimizu Jr., vice-presidente da Comissão Kakehashi Japão-Brasil enfocou as atividades dos grupos nikkeis de escotismo no Brasil.
A 63ª Convenção finalizou às 11h com a declaração conjunta do encontro.