34º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea

Compartilhe

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), por meio da Comissão de Artes Plásticas, promove o 34º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea (34º SBAC) com o intuito de incentivar e divulgar a recente produção de Artes Plásticas no Brasil.

O  34º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea (SBAC) terá sua Cerimônia de Abertura a convidados no Espaço Cultural do Bunkyo dia 23 de novembro de 2024.

A exposição ficará aberta ao público do dia 24 de novembro a 08 de dezembro de 2024, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.​ ENTRADA FRANCA. – Espaço Cultural do Bunkyo – Rua Galvão Bueno 596, Liberdade, São Paulo, SP

Participe também das oficinas e palestras que estão ocorrendo durante o Salão de Arte Contemporânea, confira a programação no <link>

Mais informações e edital no site: artebunkyo.com.br


Sobre o Salão de arte contemporânea no Bunkyo

O 34º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea (SBAC) marca o retorno do Salão de arte contemporânea no Bunkyo, mas na verdade ele nunca deixou de existir; o salão atravessou diversas fases e nomenclaturas, mas todos estes anos a Comissão de Artes Plásticas continuou com seu trabalho e realizou desde 1972 o salão de artes, dando continuidade ao grupo Seibi, dissolvida neste ano, e sempre fiel aos seus propósitos, ou seja, discutir a arte, ser uma vitrine para novos artistas e mostrar um panorama da arte que se produz no país.

Convém ressaltar grandes nomes de artistas que participaram do Grupo Seibi e que foram ativos nos salões Bunkyo, seja no júri ou na organização, nomes como Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Wakabayashi ou mesmo Yutaka Toyota ainda em muita atividade e produção.​

De 2006 a 2023 o salão de arte adotou o nome de Grande Exposição de Arte Bunkyo, devido a realização conjunta com a comissão de Arte Koguei, e a exposição apresentava duas vertentes: artes plásticas e arte koguei. Este ano houve o desmembramento com a arte Koguei, em virtude do potencial de cada comissão realizar evento próprio devido ao aumento de artistas inscritos em ambas categorias.

Em 2005 o Salão Bunkyo de Arte Contemporânea estava na sua 33º edição e agora em 2024, a comissão de artes plásticas decidiu readotar o título e dar prosseguimento a 34ª edição. Neste ano igualmente à 15ª Grande Exposição de Artes Bunkyo de 2023, continuamos a manter a gratuidade nas inscrições, premiações em dinheiro para três artistas contemplados, prêmios não remuneratórios aos prêmios estímulos, e todos sendo submetidos a uma seleção e premiação por um júri qualificado para a função. Continuamos também com a realização da exposição física dos trabalhos selecionados e a confecção dos catálogos das obras participantes.

Confira o calendário de eventos completo