
Faleceu, no dia 20 de novembro último, o sr. Koitiro Hama, aos 91 anos de idade. O velório está sendo realizado no Cemitério do Morumby (Rua Deputado Laércio Corte, 468), neste dia 21 de novembro, desde às 8h. A cerimônia budista em sua memória está prevista para às 12h e o sepultamento às 13h.
Natural de Marília, o sr. Koitiro Hama, engenheiro industrial e pós-graduado em administração, a exemplo do pai (Rokuro Hama), desempenhou importante papel sociocultural na comunidade nipo-brasileira.
No Bunkyo foi membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, e colaborador assíduo de várias atividades/eventos da entidade.
Deu continuidade às obras do pai, Rokuro, que, em 1953. foi um dos fundadores da Casa de Estudantes Harmonia em São Bernardo do Campo. Ocupou a presidência de 1981 a 1985 e deu grande impulso à configuração atual da entidade para a transformação em Associação Harmonia de Educação e Cultura (Colégio Harmonia).
Também teve presença marcante no Nippon Country Club, em Arujá, fundado em 1960, por Katsuzo Yamamoto e Soichiro Motoie. Sócio-fundador, durante muitos anos ocupou cargos na diretoria e, em conjunto com Sadao Kayano e Shigeaki Ueki atuou para o crescimento do empreendimento, considerado “o maior clube nikkei das américas”. Ocupava atualmente a presidência do Superior Conselho Moderador.
“Um grande líder conciliador, sempre buscou a harmonia entre as partes e deixou um grande legado para a comunidade nikkei”, afirmou Jorge Yamashita, presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo. “É uma grande perda para todos nós. Nossos profundos sentimentos à Família Hama”, ressaltou.