
Após o lançamento de “Assunto de Família” (2018), que ganhou a Palma de Ouro de Cannes em 2018 e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, grandes expectativas cercavam os novos trabalhos do diretor. “Monster” (2023) teve sua primeira exibição oficial no Festival de Cinema de Cannes em 2023 e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, consolidando Kore-eda como um dos principais expoentes do cinema japonês, também foi premiado com a Palma de Ouro sendo reconhecido por sua sensibilidade ao retratar a sociedade japonesa.
‘Monster’ já está disponível na Reserva Imovision, acesse o link e garanta 7 dias grátis com o melhor do cinema mundial!
A história acompanha uma mãe que desconfia de algo errado no comportamento do filho e descobre que um professor pode ser o responsável. A narrativa se desenrola a partir de três perspectivas distintas – a da mãe, do professor e da criança – até que a surpreendente verdade venha à tona.
Com roteiro de Sakamoto Yuji, “Monster” é uma reflexão profunda sobre os desafios da compreensão mútua, empatia e bullying, com personagens marcantes e uma trama intensa. A trilha sonora, composta pelo vencedor do Oscar Ryuichi Sakamoto, é sua última obra antes de seu falecimento, intensificando ainda mais a carga emocional do filme.
A trama revela a falta de apoio às vítimas de bullying e critica a priorização da proteção institucional sobre as questões individuais, expondo as complexidades de temas como bullying, homofobia e famílias disfuncionais.
No filme enxergamos claramente a cultura enraizada do não-dito que faz com que a direção escolar haja roboticamente aos questionamentos de Saori (Sakura Ando) e coloca o professor acusado pelo ponto de vista da mãe, num lugar de culpa – sem ter certeza do que de fato aconteceu.
Créditos: Imovision
SOBRE O DIRETOR

Nascido em Tóquio, Kore-eda Hirokazu solidificou seu nome como um dos maiores cineastas autorais japoneses. Ao longo de sua carreira, acumulou mais de 190 prêmios e indicações nos festivais de cinema mais prestigiados do mundo, incluindo o Oscar e o Festival de Cannes.
O diretor começou como assistente de direção em documentários televisivos antes de lançar seu primeiro longa-metragem, que foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Esse marco projetou sua promissora carreira profissional.
Entre seus filmes mais notáveis estão “Assunto de Família” (2018), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional e ganhou a Palma de Ouro em Cannes, “Ninguém Pode Saber” (2003), indicado à Palma de Ouro, “Pais e Filhos” (2013), vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, e “Depois da Tempestade” (2016).
SOBRE A DISTRIBUIDORA

Distribuidora presente no Brasil há mais de 35 anos , a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de 600 filmes no Brasil.
A distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.