Exibição de Documentários em memória aos 80 anos da Bomba Atômica e o final da guerra

Compartilhe

O ano de 2025 marca o 80º aniversário do lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Para reafirmar a importância da paz, a comissão de relações Internacionais do Bunkyo, com apoio do Centro Cultural Hiroshima do Brasil e Associação Nagasaki Kenjin promovem uma exibição única dos documentários dirigidos por Roberto Fernandez, que registram os testemunhos de hibakusha (sobreviventes da bomba atômica) residentes no Brasil.

Sessão no dia 14 de agosto de 2025, às 14h no pequeno auditório do Bunkyo, com entrada gratuita.

O bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki é um acontecimento histórico que deixou profundas lições não apenas para o Japão, mas para o mundo inteiro. No Brasil, viveu um número significativo de hibakusha que emigraram durante o período turbulento do pós-guerra. A existência desses sobreviventes representa uma “outra história da bomba atômica”, que por muito tempo permaneceu esquecida, e agora recebe nova atenção.

Conhecer o passado é o primeiro passo para construir o futuro e refletir sobre os horrores da guerra, mostrando a importância de preservação da vida. Por meio de relatos emocionantes, se propaga uma educação para a paz que transcende fronteiras.

Obras a Serem Exibidas

O SENHOR MORITA (2016) 31min.
No dia 6 de agosto de 1945, a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima. O Sr. Morita, então policial militar, participou dos esforços de resgate na cidade devastada. Após a guerra, emigrou para o Brasil e fundou a Associação das Vítimas de Bomba Atomica no Brasil, iniciando um movimento em prol da paz mundial. O filme revisita a vida e as atividades de Takashi Morita (falecido em agosto de 2024, aos 100 anos) através de depoimentos emocionantes.

11:02 de 1945: Retratos de Nagasaki (2014) 30 min.
 Em 9 de agosto de 1945, a bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki. Neste documentário, os sobreviventes Kaoru Itō, Manabu Ashihara e Kiyotaka Iwasaki compartilham suas experiências vividas no momento da explosão atômica.

 Direção: Roberto Fernandez
 Idiomas: Português e Japonês (com legendas em português)

Após de exibição de filmes tem sessão de conversa com o diretor Roberto Fernandez:

Roberto Fernández é um produtor e cineasta argentino, que trabalha na área audiovisual desde 1992.

No Brasil fundou a produtora O Movimento Falso Filmes que produz projetos audiovisuais nas áreas empresarial, social e cultural para organismos do governo, empresas, ONGs e companhias culturais Seu trabalho autoral na área audiovisual está focado nos Direitos Humanos e em mostrar o perigo que gera a energia nuclear.

Seus documentários “08:15 de 1945”, “11:02 de 1945 – Retratos de Nagasaki”, “O senhor Morita” e “Testemunhas da Barbárie”, que têm como protagonistas sobreviventes das bombas atômicas jogadas pelos EUA nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, são o fruto de um trabalho de 12 anos com a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, formada por sobreviventes que residem no Brasil.


Serviço:
Em memória aos 80 anos da Bomba Atômica e o final da guerra


Data:
14 de agosto de 2025, às 14h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo – Entrada Franca
R. São Joaquim, 381 – Liberdade/SP (próximo ao metrô São Joaquim)
Estacionamento terceirizado na R. Galvão Bueno, 540

Confira o calendário de eventos completo