
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes, no último dia 17 de dezembro, data do aniversário dos 70 anos do Bunkyo, no jantar comemorativo realizado no Círculo Militar de São Paulo.
Prestigiada por inúmeras autoridades representativas de instituições brasileiras e japonesas, a confraternização reuniu diretores regionais e seus familiares de várias localidades, associados e seus convidados, representantes de empresas patrocinadores e colaboradores.
No palco, da esquerda para direita: Tério Uehara (Vice-presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil), Cláudio Takeda (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Rodrigo Ashiuchi (secretário municipal do Verde e Meio Ambiente), Paulo Saita (presidente do Enkyo), Carlos Kendi Fukuhara (coordenador do evento), Alfredo Cotait Neto (presidente da CACB), José Taniguti (presidente do Kenren), General Edson Hiroshi (Comandante da 2ª. Divisão de Exército de São Paulo), desembargador Carlos Muta (presidente do Tribunal Regional Federal da TRF3), Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Yoriko Suzuki, Roberto Yoshihiro Nishio (presidente do Bunkyo), Embaixador Nelson Tabajara (chefe da Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, Ângela Vidal Gandra Martins (secretária municipal de Relações Internacionais, representante do prefeito Nunes), Jorge Yamashita (presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo), Renato Ishikawa (presidente honorário do Bunkyo), Teodoro Sato (presidente da Fundação Kunito Miyasaka), Hayato Yanagisawa (presidente da Mitsui&Co. e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil) e Shiguemi Kita (presidente honorário do Bunkyo).
Enfim, todos juntos para celebrar dois momentos especiais da comunidade nipo-brasileira. O aniversário do Bunkyo que há 70 anos foi fundado com a missão de representá-la e o sucesso (e encerramento) dos eventos comemorativos dos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
Numa celebração tão jubilosa como essa, seu encerramento aconteceu no melhor estilo do Bon Odori com os convidados acompanhando as danças das senhoras do Nihon Buyo da ACAL e dos jovens do Shinsei Yosakoi Soran.
No palco, o Grupo Sankyu deu o ritmo e as cantoras Paula Hirama e Suzana Sano mais o cantor Joe Hirata comandaram o “mini” Bon Odori.
Já na primeira música, as autoridades e convidados se juntaram á roda dos dançarinos no salão. Alguns participaram pela primeira vez, e garantiram ter gostado da experiência.
Na cerimônia comemorativa, destaque a três fatos relevantes

Tério Uehara, mestre de cerimônia, abriu o evento agradecendo as empresas patrocinadoras e instituições colaboradoras, bem como as autoridades que prestigiavam o evento.
Em seguida, primeiramente, apresentou um vídeo em homenagem aos 70 anos do Bunkyo e logo depois, outros dois vídeos – um sobre os fatos relevantes da trajetória dos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão (assista aqui: > Parte 1 ; > Parte 2). O outro, com a colaboração do Jornal Brasil Nikkei e das diretorias regionais do Bunkyo, reuniu imagens de alguns dos inúmeros eventos realizados no Brasil durante o ano comemorativo.
Carlos Kendi Fukuhara foi responsável pela saudação de abertura da cerimônia, após a apresentação do Coral Feminino Bunkyo interpretar os hinos nacionais do Japão e do Brasil.
Agradeceu a prestigiosa presença de todos para esse encontro que teve como principal virtude proporcionar visibilidade à sociedade brasileira de dois marcos importantes: os 70 anos do Bunkyo e os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. Também enalteceu a dedicação de inúmeras pessoas para o sucesso do evento.



O presidente do Bunkyo Roberto Yoshihiro Nishio, em sua saudação, destacou três eventos realizados em 2025 que reportou “serem da maior relevância”. Primeiro, a visita de Estado do presidente Lula ao Japão, no mês de março, quando foi recebido pelo Imperador Naruhito.
O segundo, a visita ao Brasil da princesa Kako de Akishino (que a qualificou como elegante, simpática, sorridente e carismática), no mês de junho. Foi recebida pelo presidente Lula e também esteve em São Paulo, sendo recepcionada por cerca de mil pessoas no Grande Auditório do Bunkyo.
O terceiro evento, continuou o presidente Nishio, foi a homenagem prestada pelo Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sudeste, “com a inauguração de um belíssimo jardim japonês no quartel e perpetuação dos nomes dos 43 pracinhas nikkeis” que lutaram na Itália, na Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial.
O presidente Nishio também se referiu à “sofrida, porém vitoriosa história escrita pelos imigrantes japoneses”, dentro da relevância aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
Ressaltou ainda a escolha do dia 17 de dezembro, data do aniversário de 70 anos do Bunkyo, para “neste ano festejarmos o sucesso de todos os eventos comemorativos e fechar com chave de ouro os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão”.
Inspiração para seguir caminhando juntos



A cônsul-geral Yoriko Suzuki, em sua saudação felicitou os 70 anos do Bunkyo afirmando que “ao longo de sua existência, a entidade tem contribuído para estreitar as relações entre os nossos países, preservando as tradições, difundindo a cultura japonesa e aproximando pessoas e gerações”. Também agradeceu “a parceria contínua com o nosso Consulado e com o governo do Japão durante essas sete décadas”.
Afirmou que a comemoração dos “130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil foi um ano repleto de projetos e atividades de intercâmbio que ampliaram o diálogo entre os nossos povos”.
Agradeceu a calorosa recepção à princesa Kako e desejou que “esta colaboração fortaleça ainda mais os nossos laços e nos inspire a seguir caminhando juntos”.
Já a secretária municipal de Relações Internacionais Ângela Vidal Gandra Martins, que representou o prefeito Ricardo Nunes, afirmou que esta oportunidade significa “celebrar o quanto os japoneses estão presentes em nossa trajetória histórica” e é uma forma de “celebrar a nossa amizade”.
“Aprendemos muito com os nossos amigos japoneses”, acrescentou, “em São Paulo temos muito apreço pelos nipo-brasileiros”.
Já o embaixador Nelson Tabajara de Oliveira, chefe da Representação do Ministério das Relações Exteriores de São Paulo, afirmou que nesses 130 anos “as relações foram intensas, atravessamos várias épocas” e que a despeito das dificuldades de adaptação dos imigrantes japoneses, “hoje ganhamos irmãos que fazem parte da pátria brasileira”.
Acrescentou que o presidente Lula considerou que, das cinco viagens que fez ao Japão, a do último mês de março, “foi a melhor visita” por conta das novas oportunidades de parceria com o Japão.
Banzai Sansho Brasil-Japão


Após as saudações, o presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Yamashita foi responsável por conduzir o “Banzai Shansho”, tradicional saudação realizada em grandes acontecimentos.
Assim, empunhando as bandeiras de papel do Brasil e Japão, os presentes foram convidados para os três Banzai (similar ao viva) saudando os 130 anos do Tratado e 70 anos do Bunkyo.


Em seguida, “para fechar com chave de ouro”, de acordo com o mestre de cerimônia Tério Uehara, o presidente de honra Renato Ishikawa foi convidado para conduzir o brinde à moda nipo-brasileira (kampai). Com Viva!, Saúde! e Kampai!, ele agradeceu o apoio constante do Consulado Geral do Japão, destacou o oferecimento de treinamento aos jovens, bem como da JICA, e o apoio cultural das empresas japonesas. Também homenageou os 13 ex-presidentes do Bunkyo e agradeceu a dedicação dos associados, voluntários e colaboradores.
Após a parte solene, foi servido o jantar com uma variedade de pratos (saladas, massa, carnes, risotos, legumes assados e farofa).



Para o encerramento, o show artístico reuniu os cantores Joe Hirata (também responsável pela produção), Suzana Sano (de Curitiba) e Paula Hirama (de Campinas). Os três se revezaram no palco interpretando várias canções (Wasurete ii no, Noite Feliz, Vivo por ela, Nada Sou Sou). No momento do gran finale, eles se somaram ao Grupo Sankyu, Yosakoi Soran ACAL e Odori ACAL para o animado e envolvente Bon Odori (Tanko Bushi, Soran Bushi e Naniwa Bushidayo Jinsei wa), numa alegre confraternização!


A cerimônia contou com o patrocínio Master da Fundação Kunito Miyasaka e Fundação Mitsui Bussan do Brasil; Patrocínio da SICRED – Cooperativas de Crédito Brasileira, Niterra do Brasil e Sanfre Incorporações.
Ainda teve o apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo, JICA, JETRO, Fundação Japão, Japan House de São Paulo, jornal Brasil Nikkei e jornal Brasil Nippou.
Galeria de Fotos







