Boas-vindas ao embaixador do Japão, Yasushi Noguchi

Compartilhe

Yasushi Noguchi, novo embaixador do Japão no Brasil

Cerca de 150 pessoas representativas da comunidade nipo-brasileira, na noite dia 23 de janeiro, participaram da cerimônia de boas-vindas do novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi.

Realizado nas amplas instalações do Espaço Multiuso do Bunkyo, o evento contou com a presença de representantes das cinco entidades copromotoras: Roberto Yoshihiro Nishio (presidente Bunkyo), Paulo Seichiti Saita (presidente do Enkyo), José Taniguti (presidente do Kenren), Wagner Kazuyuki Suzuki (vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil – presidente da Comissão de Intercâmbio Nipo-Brasileiro/Promoção de Empresas Locais) e Claudio Takeda (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão).
Ainda contou com a presença da cônsul-geral do Japão em São Paulo Yoriko Suzuki e do cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu (Japão), Aldemo Garcia.

Na mesa de honora, a cônsul-geral do Japão em São Paulo Yoriko Suzuki, representantes das
cinco entidades nipo-brasileiras durante saudação do embaixador Noguchi

Foi saudado por cada um dos representantes das entidades nipo-brasileiras que destacaram a satisfação de contar novamente com o embaixador Noguchi, que foi cônsul-geral em São Paulo de 2017 a 2020 e ressaltaram a importância de seu papel para o fortalecimento das relações entre os dois países.

Roberto Yoshihiro Nishio, presidente do Bunkyo

Paulo Saita, presidente do Enkyo

José Taniguti, presidente do Kenren

Wagner Kazuyki Suzuki, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil

Claudio Takeda, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão

O presidente de honra do Bunkyo, Renato Ishikawa foi destacado para homenageá-lo com um buque que flores. No encerramento da cerimônia, o desembargador Kazuo Watanabe foi responsável pelo tradicional “Kampai” (Viva), ocasião em que apresentou o livro bilingue (japonês/português), lançado em janeiro de 2025, de autoria do homenageado.

Flores em homenagem ao embaixador Noguchi, entregues pelo presidente de honra do Bunkyo, Renato Ishikawa

Desembargador Kazuo Watanabe no momento do brinde e apresentação do livro de autoria do homenageado

Depois, seguiu-se da apresentação da cantora Harumi Miyamura, que já se apresentou várias vezes no Bunkyo – no ano passado, durante o Gueinosai (Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa), ela participou do duo com o então cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu.

Além do jantar de confraternização, o embaixador Noguchi participou de uma movimentada e improvisada sessão de autógrafo. Muito simpático e atencioso, registrou sua dedicatória e autógrafo de seu livro. A publicação foi presenteada aos convidados.

Apresentação da cantora Harumi Miyamura

Embaixador Noguchi autografa livro de sua autoria

Cerimônia e jantar de onfraternização reuniu mais de 150 pessoas nas amplas instalações do Espaço Multiuso Bunkyo

Momento do brinde: da esq. para dir., desembargador Kazuo Watanabe, Claudio Takeda, Paulo Saita, embaixador Noguchi, José Taniguchi, Roberto Yoshihiro Nishio, cônsul-geral Yoriko Suzuki e Wagner Suzuki

Jurista Kiyoshi Harada, embaixador Noguchi, Roberto Yoshihiro Nishio, Aurélio Nomura (ex-vereador e diretor
do Projetos Estratégicos da Agência SP Negócios) e Fábio Maeda (presidente da Associação Cultural e Esportiva
Nipo-Brasileira de Promissão)

Presidente Nishio, embaixador Noguchi e representantes da Comissão de Jovens Bunkyo (à esq., a próxima presidente, Jaqueline Yukari Hanaoka e Isabella Berber Kai) e da Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) com o livro de autoria do homenageado


Embaixador Noguchi: Responsabilidade e Dedicação

“Trabalhar em parceria com a comunidade nikkei, apoiando a atuação das empresas japonesas e promovendo a cultura japonesa, será uma das prioridades”, registrou o embaixador Noguchi em sua mensagem publicada no site oficial da Embaixador do Japão.

“É para mim uma honra servir como embaixador do Japão em um país de tamanha importância, e sinto com clareza a responsabilidade deste encargo”, ressaltou.

O embaixador Noguchi, bacharel em Direito na Universidade de Quioto, ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA), em 1990, e em 2005 passou a ocupar o cargo de primeiro secretário na Embaixada do Japão no Peru, sendo promovido a conselheiro dois anos depois.

Em 2007 acumulou funções como diretor-adjunto na divisão da América Latina e Caribe, sendo que 2011 serviu como diretor na Divisão do México, América Latina e Caribe.

Em 2015 assumiu a chefia de Polícia da Província de Miyazaki, e dois anos depois, foi transferido para São Paulo na função de cônsul-geral do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Em 2020 retornou ao Japão para ocupar o cargo de diretor-geral para Assuntos Internacionais no Departamento de Política de Defesa do Ministério de Defesa. Em 2022, foi nomeado cônsul-geral do Japão em São Francisco.

No ano seguinte, como embaixador, ocupou a Diretoria Geral do Departamento de Assuntos da América Latina e Caribe, sendo nomeado em 2025 para a Embaixada do Japão no Brasil.

O livro bilingue de autoria do embaixador Noguchi foi lançado em janeiro de 2025, “Reflexões sobre o Japão a partir de São Paulo, em um país longínquo” (Tooi Ikoku no Chi São Paulo de Nihon Omou), publicado pela Intercultural, SP, 2025, edição e tradução de Masato Ninomiya.

Os temas de reflexões do autor têm como referência sua atuação pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e sua vivência pelos diversos departamentos do MOFA (América Latina e Caribe e Política de Defesa do Japão).

Confira o calendário de eventos completo