Show do GACKT e sua banda em São Paulo: “Mata, Koko de Aimasho”

Compartilhe

O cantor japonês GACKT junto com sua banda YELLOW FRIED CHICKENz, em sua turnê mundial Attack Of Yfcz reservou o último dia 7 de fevereiro para uma apresentação inédita em São Paulo. O show aconteceu no Carioca Club, em Pinheiros, organizado pela R.I.T Agency.

A turnê iniciou no dia 18 de janeiro em Yokohama no Japão, passando pela China no dia 24 do mesmo mês. Em 5 de fevereiro atravessou o continente para se apresentar no México, no dia 7 esteve em São Paulo, encerrando no dia 9 no Chile.

Como era de se esperar, os 1.000 ingressos rapidamente se esgotaram confirmando a alta expectativa dos fãs pela primeira apresentação no Brasil.

No sound check, a primeira etapa do show

Conforme a programação, às 18 horas, o Carioca Club abriu as portas para a entrada do público que adquiriu o ingresso VIP. Pouco tempo depois, os membros da banda (descaracterizados) subiram ao palco e, logo em seguida, chegou o cantor GACKT, vestindo o moletom de sua turnê.
Pacientemente, eles esperaram o público se acalmar. E à saudação em inglês do cantor, novamente o delírio dos presentes. Ele até arriscou um português meio estranho – chamou o pessoal de “gostosas”.

Após o cantor apresentar os guitarristas Yohio, MiA, Hiroto, o baixista Daichi e o baterista Hidehiro, o sound check iniciou com RIDE OR DIE, que foi tocado apenas a primeira parte. Logo depois, o público começou a cantar Mizerable, como se estivesse implorando para que fosse interpretada essa música, tão querida dos fãs. Assistindo à cantoria, e até um pouco surpreso, o pedido foi aceito. Desta vez, a música foi tocada na íntegra e GACKT deixava o refrão a cargo do público.

Terminada a passagem de som, GACKT respondeu algumas perguntas já selecionadas pela agência (vide o final desta matéria).

Pontualmente às 19h as portas do Carioca Club foram abertas ao público geral e não demorou muito para lotar. Fãs muito animados – durante a espera foi o momento de estabelecer novas amizades entre os fãs. Muitos de outras localidades, não só da capital e interior paulista, como também do Paraná e Rio de Janeiro. Destaque para um grupo de amigas chilenas que veio assistir ao show em São Paulo, para novamente acompanhar o GACKT no Chile.

A hora movimentada do show

Às 20 horas em ponto, as luzes se apagaram e uma trilha sonora começou a ecoar. Agora caracterizados com máscaras e dreads, os integrantes da banda vão entrando um a um, saudando o público e ocupando seus postos. GACKT entrou em seguida e emendando com a trilha sonora, o baterista Hidehiro puxou a música Dybbuk fazendo o público pular e agitar junto. Apesar da música grave e pesada, GACKT exibia sua sensualidade para um fanservice.
Speed Master e Dispar foram performados em seguida, mantendo o mesmo ritmo. Quem estava junto ao palco conseguiu se refrescar um pouco com a água que o cantor esguichou com sua garrafinha.

Saindo um pouco do som grave, vieram as canções Maria, Until The Last Day e Suddenly, cujo refrão era acompanhado pelo coro dos fãs. RIDE OR DIE começou a ser tocada na sequência, e nesta música os guitarristas cercaram o cantor para um pequeno headbang.

Em seguida veio Vanilla, um dos primeiros hits do cantor, ocasião em que GACKT não hesitou em demonstrar mais sensualidade. Jounetsu no Inazuma foi apresentado em seguida, mantendo o ritmo dançante e mais água em direção do público.
Após interagir com o público, a música JESUS um de seus maiores hits, foi performada na sequência. Os quatro guitarristas também tomaram a frente do palco para performar junto ao cantor.

Após muita agitação, ALL MY LOVE fechou o show. O público acendeu as lanternas de seus celulares para acompanhar a música. Ao final, GACKT saudou o público e deixou o palco, em seguida, os músicos.

Encore e o encerramento

Não demorou muito para o público começar a gritar pelo encore e os músicos junto com GACKT aparecem jogando bolinhas autografadas em direção a plateia.
A última música foi Mata, Koko de Aimasho, cuja tradução é “Vamos nos encontrar, aqui novamente”.

Por fim, todos os músicos se juntaram ao cantor que puxou o coro “YFC”. O público passou a saudar do jeito mais brasileiro possível, com um “olê olê”. Depois dos agradecimentos, GACKT em português prometeu: “Vamos nos encontrar”.

A canseira, o desgaste eram visíveis tanto em GACKT quanto nos músicos, que com certeza entregaram tudo de si nesse show. Um marco histórico para os fãs de visual kei do Brasil, um show inesquecível.
Este show como a do cantor HYDE (que esteve no Brasil em 2025) demonstra que o cenário VK ainda é muito forte por aqui! E sem dúvida, GACKT será sempre bem-vindo ao nosso Brasil.

 


 

Acompanhe a entrevista coletiva do cantor GACKT

Antes de iniciar o show, após a passagem de som, GACKT respondeu algumas perguntas dos fãs e jornalistas selecionadas previamente pelos organizadores do show.

Se você pudesse mudar algo na sua carreira, o que seria?
– “Isso é uma pergunta muito perigosa. Se minha resposta fosse séria e honesta, toda minha equipe seria demitida” respondeu, bem-humorado. “De qualquer maneira não há nada que eu realmente quisesse refazer. Porque todas as dificuldades que passei, toda dor, toda depressão, todos os erros, me fizeram ser quem eu sou hoje. E quero que cada um de vocês, seja o protagonista de sua história.”

Que conselho você daria para quem quer expressar sua arte para o mundo?
– “Você precisa fazer o que você faz. Quem você acha que é o maior apoiador que você deveria ter na sua vida? Você mesmo, certo? Então se você realmente não se apoiar, seu sonho nunca vai se tornar real. Pense simples e mova-se rápido. Pare de inventar desculpas, tente de tudo, é assim que você muda de vida.”

Você já experimentou a culinária brasileira? E como está sentindo ao fazer seu primeiro show no Brasil?
– “Eu realmente amei essa pergunta. Eu só vim do aeroporto para cá, que inclusive parece muito com a minha cidade natal. Eu não tive tempo de comer a comida brasileira. Preciso viajar ao Chile assim que terminar esse show. Mas estou tentando encontra um tempo para provar a comida brasileira.”

GACKT ainda fez uma fez uma comparação de sua cidade natal, Okinawa com o Brasil.
– “As vibrações daqui são bem parecidas com as da minha cidade natal. Nós temos três noções de tempo, manhã, tarde e noite. Quando nós combinamos um jantar, só precisamos dizer ‘OK, vamos jantar esta noite.’ e isso é tudo.”

E por fim respondeu a mensagem de um fã que o acompanha desde 2005.
– “Soa como um amor muito verdadeiro, estou feliz em conhecer todos vocês. Mas tenha cuidado, se você continuar dizendo coisas assim, eu vou acreditar que sou um cara muito legal.”


 

SET LIST

• Dybbuk

• Speed Master

• Dispar

• Maria

• Until The Last Day

• Suddenly

• RIDE OR DIE

• Vanilla

• Jounetsu no Inazuma

• JESUS

• ALL MY LOVE

– ENCORE –

• Mata, Koko de Aimasho

Confira o calendário de eventos completo