PARQUE BUNKYO
Kokushikan
Ginásio Esportivo, Campo de mallet golf e mais de 1000 pés de cerejeiras
História
“Estabelecer no Brasil uma universidade voltada às artes marciais”
Este foi o objetivo que impulsionou a Universidade Kokushikan do Japão, a partir de 1980, a adquirir terras em São Roque
(a 55 km da cidade de São Paulo).
O investimento reuniu várias propriedades num total de 581.758 m2 (24,04 alqueires paulista), e em 1982 construiu-se um imponente Ginásio Esportivo de quase 2 mil m2, com acomodações para atletas em treinamento e escritório. Cerca de 1/3 da propriedade está coberta de mata nativa com três lagos de nascentes próprias.
No entanto, em setembro de 1996, a filial brasileira foi extinta alegando-se dificuldades econômicas. No ano seguinte, representantes da Fundação Escolar Kokushikan (filial brasileira da Universidade Kokushikan do Japão) assinaram o contrato de doação dessa propriedade à Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.
Assim, em janeiro de 1997, o Bunkyo incorporou aos seus bens uma sede de campo, com o desafio de administrá-la com eficiência. Várias propostas foram apresentadas pelas diretorias que se sucederam visando estabelecer melhorias para garantir a sustentabilidade desse local.
A referência do Kokushikan passou a ser o Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, incluído no calendário oficial de eventos da Estância Turística de São Roque. Realizado em julho – época de floração dos pés sakura – o Festival, em 2018, recebeu cerca de 25 mil visitantes. Em 2020 foi plantado 287 pés de cerejeiras, assista o vídeo.
No local está instalada a Associação Mallet Golf Kokushikan com dois campos de 18 buracos cada, inteiramente gramados e arborizados. Ao lado do Ginásio de Esportes, a associação Cotia Seinem Renraku Kyoguikai está construindo uma casa de cerimônia de chá e jardim japonês.
Em 2018, a se comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, além das festividades, a proposta foi a de construir um legado que, nas próximas décadas se torne referência às novas gerações de nipo-brasileiros.
Os esforços de captação de recursos foram dirigidos para viabilizar o projeto de sustentabilidade do Centro Kokushikan, cujo plano diretor envolve a construção de instalações para pequenos, médios ou grandes eventos, bem como construção de Vila Gastronômica, praças e trilhas para valorizar a extensa mata nativa local. Enfim, criar alternativas que possam ser usufruídas pela comunidade nikkei e a sociedade em geral.
Parte dos recursos financeiros dos 110 anos foi destinada à construção do Pavilhão Kazuo Harasawa, que é constituído basicamente de um amplo salão multiuso, em dois pisos, orçado em R$ 3 milhões.
As obras também contaram com o valioso apoio da família de Kazuo Harasawa.
A história do sócio-fundador Kazuo Harasawa
A tocante trajetória de Kazuo Harasawa, um imigrante pós-guerra de Niigata dedicado às entidades nipo-brasileiras e que dá nome a um dos legados da imigração japonesa.
Trata-se da construção do Pavilhão1, junto ao local onde são instaladas as tendas do Sakura Matsuri como parte do projeto de sustentabilidade financeira do Parque Bunkyo Kokushikan, uma das unidades do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
Saiba mais no artigo em homenagem a um dos maiores líderes da comunidade, dedicado até seus últimos dias às entidades nipo-brasileiras, um legítimo guardião do legado da imigração japonesa deste país. > Link para o post
No dia 7 de julho de 2018, na abertura do 22º Festival das Cerejeiras Bunkyos foi realizada a cerimônia budista de lançamento da pedra fundamental e, em 3 de abril de 2019, a Cerimônia de Início das Obras com oferenda de orações e incenso e colocação simbólica da primeira pá de cimento da fundação. No dia 17 de novembro foi celebrada com a Cerimônia do Muneague (Festa da Cumeeira).
Projeto "Cerejeiras para o Futuro"
“Garantir a sustentabilidade do Kokushikan. Esse desafio inclui outros significativos desdobramentos. Sua privilegiada localização num centro turístico como São Roque, valoriza ainda mais a paisagem natural deste local. Não só por sua mata nativa. Também pretendemos que seja reconhecido por seu parque de cerejeiras que ressalta a beleza desta flor símbolo de Japão.
Nosso agradecimento a todos que participaram desse esforço coletivo em prol da manutenção do Kokushikan e realização do Projeto “Cerejeiras para o Futuro”. Além de deixar gravada sua participação nesta iniciativa, estará contribuindo para difundir ainda mais a cultura japonesa.
Minha eterna gratidão a todos”.
Renato Ishikawa
Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
“Com imensa satisfação, gostaria de agradecer aos doadores que rapidamente apoiaram o nosso Projeto “Cerejeiras para o Futuro”.
Agradecer também aos inúmeros colaboradores que, apesar do isolamento social, se dispuseram nos ajudar no planejamento e providências que garantiram o sucesso desta primeira fase da empreitada.
Além de buscar recursos para manutenção do Kokushikan nesta época de pandemia, com este projeto queremos formar novos bosques de cerejeiras e assim incrementar ainda mais a relação com a cultura japonesa neste ano em que o Bunkyo comemora 65 anos de fundação.
Muito obrigado!”
Silvio Iamamura
Presidente da Comissão de Administração do Centro Kokushikan Daigaku
Conheça os bosques e os doadores
Local: Estr. Mun. do Carmo, 801, São Roque – SP
Eventos e Notícias do Centro Esportivo
COMUNICADO: Campanha em prol do MHIJB e Pavilhão Japonês
Campanha em prol do MHIJB e Pavilhão JaponêsSociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Comunicamos que houve um e-mail enviado no dia 7
Ganhador do sorteio da TV – 27º Sakura Matsuri
Parabenizamos o sorteado na edição 2024 do Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos deste ano – Elio Shinohara! A entrega da TV LG de
Doe para a campanha GAMBATCHÊ
Agora é momento de reconstruir. Vamos abraçar o RS ! Pedimos sua colaboração para reconstrução do Rio Grande do Sul, devastado por conta das últimas
Porque o Japão está indo tão bem nas olimpíadas
Durante os jogos Olímpicos 2024 que está sendo sediado em Paris, vem sendo criada uma discussão do sucesso do Japão durante as olimpíadas juntamente com
Hanami do Kokushikan – contemple as cerejeiras durante a semana!
Durante toda essa e a próxima semana (dia 8 a 12, 15 a 19 de julho de 2024), o Parque Bunkyo Kokushikan estará aberto à
27º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos
O evento mais florido do ano, o 27º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri tem datas confirmadas: 06, 07, 13 e 14 de julho