Estamos vivendo um momento em que eventos e aglomerações de pessoas não podem acontecer, mas… seguimos com o propósito de divulgar a cultura japonesa e proporcionar para você um mergulho nas diferentes frentes culturais.

O Bunka Matsuri foi adiado pela situação em que estamos, mas ainda assim vamos fazer um evento nos dias 23 e 24 de maio. E como boa parte do nosso público não pode ir para rua, nós vamos para a casa de cada um de vocês! De forma digital.

Bunka Matsuri #emcasa
23 e 24 de maio

Horário: A partir das 13h

Veja a gente em:
Facebook: www.facebook.com/festivalbunkamatsuri  ou  www.facebook.com/bunkyo
Youtube: www.youtube.com/c/bunkyodigital 


Fique por dentro!

Acompanhe nossas redes sociais: @festivalbunkamatsuri no Instagram e Facebook

Programação

23 de maio - Sábado24 de maio - Domingo
13h00 - Gastronomia Japonesa

bunka matsuri emcasa_telma shiraishi


TELMA SHIRAISHI

É a chef que está à frente da cozinha do Consulado do Japão em São Paulo e que tem o título de Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa, concedido pelo governo japonês. O Aizomê foi eleito, por três anos consecutivos, melhor restaurante japonês pelo Melhor de São Paulo e Telma, escolhida como chef do ano de 2019 pelo mesmo júri – a primeira mulher da história do veículo a carregar o título.

No Bunka Matsuri #emcasa vamos conhecer mais de sua trajetória e aprender com ela os segredos para preparar o omuraisu


14h30 - Universo Otaku
bunka matsuri emcasa_editora jbc
EDITORA JBC

Marcelo del Greco é o responsável pela gestão de conteúdo da Editora JBC.  Liderou a adaptação de diversos animes de sucesso exibidos no Brasil, entre eles: Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Super.

Edi Carlos, hoje responsável pelo marketing e eventos da mesma editora, já trabalhou na redação da revista Henshin e Mangás JBC. É um dos responsáveis pelo projeto de lançamento no Brasil do mangá “O Regresso de Jaspion”.

Vamos #juntos, mergulhar no mundo dos mangás. Se eu fosse você, não perderia essa live. =)


16h00 - Atrações Culturais
bunka matsuri emcasa_takeshi nishimura
TAKESHI NISHIMURA

Cantor reconhecido na comunidade nikkei, com participação em diversas festividades da cultura por todo país e colecionador de prêmios de karaoke no Brasil e no Japão. 

Cantou no evento comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a presença de representante da Família Imperial do Japão, na ocasião o príncipe herdeiro Naruhito.

É também integrante do grupo de dança tradicional japonesa Yuubi Japanese Dance Company.

bunka matsuri emcasa_clarice matsunaga
CLARICE MATSUNAGA

Iniciou sua carreira artística com 5 anos de idade. Aos 15, entrou na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, em Santa Catarina, filial da escola russa, considerada a melhor do mundo. Lá se formou como dançarina profissional. Conquistou prêmios na categoria solo, por dois anos consecutivos, na maior competição de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville.

Após se formar, mudou para São Paulo para iniciar sua carreira como cantora na comunidade japonesa. Trabalha como coreógrafa, professora e faz shows como dançarina profissional e cantora.

bunka matsuri emcasa_mizuho wadaiko
MIZUHO WADAIKO

O grupo de wadaiko foi fundado em 2003, dentro da Associação Cultural de Mizuho, em São Bernardo do Campo – SP, como uma opção de atividade cultural para os associados. Seus integrantes praticam o taiko simplesmente pelo prazer de tocar e estarem juntos, sempre perseguindo o aperfeiçoamento e visando a divulgação dessa arte ligada à tradição e cultura japonesa.

Participaram da comemoração do Centenário de Imigração Japonesa, em 2008, de todas as edições dos Festivais Kawasuji, desde 2006 e de algumas edições do Festival Brasileiro de Taiko.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: cantora Karen Ito

13h00 - Gastronomia Japonesa

bunka matsuri emcasa_simone xirata

SIMONE XIRATA

Conheceu o ramen em sua primeira viagem ao Japão e se apaixonou. Em busca de seu propósito de vida, decidiu trazer o tradicional ramen do Japão para o Brasil para que as pessoas sintam o que ela sentiu quando experimentou pela primeira vez. Simone abriu o Jojo Ramen, uma casa especializada que produz tudo de forma artesanal, seguindo as técnicas e tradições do Japão.

Acompanhe nosso bate-papo no Bunka Matsuri #emcasa para saber mais da sua história e aprender a receita simplificada do Jojo Shoyu Ramen.


14h30 - Universo Otaku
bunka matsuri emcasa_gabi xavier
GABI XAVIER

Apaixonada por animes, games, séries e filmes, deseja mostrar a importância do entretenimento nerd sob a voz e olhar de uma declarada fã desse universo. Criou seu canal no Youtube no fim de 2015, com o objetivo principal de trazer reviews e comentários sobre conteúdos da cultura pop.

Esteve no Japão por duas vezes e quer provar ao mundo que as comunidades otaku e geek têm voz e relevância. Venha acompanhar essa conversa sobre o vasto e encantador universo, que ganha cada vez mais admiradores. Mande suas perguntas durante a live!


16h00 - Atrações Culturais
bunka matsuri emcasa_hilton cassiano
HILTON CASSIANO

Kotoísta integrante do grupo Miwa Seigensha do Brasil desde 2004, foi diplomado Okuden por sua mestra, Miram Sumie Saito, em 2015. Foi bolsista do Monbusho, no Programa de Treinamento para Professores na Universidade de Nagasaki e, ao mesmo tempo, pôde obter treinamento em koto da mestra Kimiko Kurokawa (assistente do compositor Toshihiko Mizuno).

Participou como solista e integrante do Grupo Miwa Seigensha nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, e em diversos outros eventos no Brasil e concertos no Japão. 

bunka matsuri emcasa_grupo sansey
GRUPO SANSEY

Formado em 1988, tem como objetivos a preservação a e divulgação da cultura japonesa a partir da música e da dança. É o único grupo brasileiro a ter se apresentado no Yosakoi Soran Festival de Sapporo, no Norte do Japão, nos anos de 2008 e 2012.

As principais atividades são: o Canto, o Yosakoi Soran e o Taiko. Todos os anos o grupo realiza eventos como o Londrina Matsuri, presente no calendário oficial de Londrina e do estado do Paraná, contando com a união e organização dos jovens integrantes e suas famílias. 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: cantor Joe Hirata