Este dia será aberto por uma palestra, das 13h às 15h, que contará com a participação de Danilo Blanco. Artista visual e designer de superfície, Danilo fará um panorama da marchetaria, comentando a evolução e atualidade desta arte no Brasil.
Em seguida, acontece o workshop, das 17h às 19h, para que os participantes possam colocar em prática as informações e criar as suas próprias peças.
Os eventos, ambos com tradução simultânea, acontecem no Pequeno Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.
Tanto a palestra como o workshop têm vagas limitadas. Os lugares para o workshop devem ser reservados com antecedência por telefone. Para a palestra, será respeitada a ordem de chegada.
História da Marchetaria no Japão
No Santuário de Ise, onde é reverenciado o príncipe imperial Koretaka, considerado o pai do kijihiki da região de Hayakawa, permanece ainda hoje um kijiwan (tigela de madeira natural) produzido no período Muromachi, preservado como um tesouro sagrado, patrimônio cultural importante da cidade.
Mais tarde, veio a produção de Odawara shikki, ou seja, kijiwan de Odawara pintados com laca. Nesta época, com a introdução da plaina de mesa e de outras ferramentas, novas técnicas de sashimono (marcenaria com sistema de encaixes) foram desenvolvidas.
A região da Cordilheira de Hakone, com a maior variedade de espécies de árvores do Japão, foi considerada o local ideal para a marchetaria que utiliza madeiras com colorações naturais. Desde 1984, de acordo com a Lei de Promoção da Indústria do Artesanato Tradicional (Densan’hô), a marchetaria foi indicada como artesanato tradicional pelo o ministro da Indústria e Comércio do Japão.
Marchetaria no Brasil e no mundo
No Brasil, esta prática vem sendo utilizada por diversos profissionais, que a introduziram em suas criações de arte e design, exibindo um geometrismo puro, figuras estilizadas e, ainda, apresentando características estruturais ou dupla face.
A industrialização, embora possa sufocar essa prática milenar, vem contribuindo com seus equipamentos para atualização e aperfeiçoamento da técnica, permitindo um acabamento nobre e resultando em peças de alto valor no mercado.
No entanto, de acordo com Danilo Blanco, embora seja uma prática milenar, a marchetaria é de fácil e rápida aprendizagem.
“Seja como hobby ou atitude profissional, a técnica pode ser utilizada na construção, revestimento ou incrustação de mobiliários, objetos, arte e joalheria. Os produtos trabalhados com excelência desta técnica, obtém alto valor de mercado, sobretudo, quando utilizarmos sobras de madeira em respeito ao meio ambiente.”
Kiyotaka Tsuyuki
Destaque para o Grande Prêmio no 5º All Japan Wooden Crafts Competition (2008), Prêmio Jornal Yomiuri na 50ª Exposição Japan Craft (2011) e seleção para o “Talente 2011”, em Munique, Alemanha. No mesmo ano, o Zoukibayashi expôs na “Talents à la Carte”, da Maison et Objet, em Paris.
Também conquistou o Prêmio Incentivo, na 51ª Exposição Japan Craft (2011), e o Prêmio do Júri (Prêmio Masahiro Karasawa), na 52ª Exposição Japan Craft (2012). Em 2013, o Zoukibayashi conquistou o 62º Prêmio Futuro – Prêmio Cultural de Kanagawa.
SERVIÇO
Palestra e Workshop de Marchetaria com Kiyotaka Tsuyuki (com tradução simultânea)
Data: 2 de fevereiro de 2015, segunda-feira
Palestra: das 13h às 15h, entrada gratuita por ordem de chegada (200 lugares)
Workshop: das 17h às 19h, com 30 vagas (necessário fazer inscrição prévia somente pelo telefone (11) 3141-0110, em horário comercial)
Local: Pequeno Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, 3º and. do Prédio Anexo – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à estação São Joaquim do Metrô)
Estacionamento (tercerizado): File Park, entrada pela Rua Galvão Bueno, 540
Valor: R$ 6,00 (primeira hora) e R$ 2,00 (as demais)
Realização: Fundação Japão
Apoio:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Consulado Geral do Japão em São Paulo
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