Graduada em Letras na USP e em Letras – Japonês pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, ela doutorou-se em linguística aplicada aos estudos da linguagem na PUC-SP. Atualmente leciona no setor de Letras Japonesas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Bunkyo, atua como membro da Comissão de Atividades Literárias.
A entrega da comenda foi realizada pelo cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto, na presença de demais cônsules e funcionários do Consulado Geral; Roberto Naoki Kobayashi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro; Akiyoshi Shikada, presidente da Liga das Associações Culturais e Esportivas Nipo-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro; embaixador Frederico Cezar de Araújo, diretor internacional da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro, entre outras autoridades.
Os familiares da condecorada foram representados pelo marido, Professor Doutor Masato Ninomiya, e pelo filho caçula, Masaki, aspirante a oficial na Brigada Paraquedista no Rio de Janeiro, acompanhado da esposa Gabriela.
Na mesma ocasião, o Setor de Japonês do Curso de Línguas Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro de Negócios Estrangeiros do Japão.
O Professor Vitor Alevoto do Amaral, diretor de Relações Internacionais, representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu o diploma, na presença da diretora da Faculdade de Letras e dos demais professores do Setor de Japonês.