Com esta proposta foi realizada, no último dia 5 de julho, a coletiva de imprensa reunindo representantes das principais entidades nipo-brasileiras de São Paulo, no Salão Nobre do Bunkyo, no bairro da Liberdade.
De acordo com a presidente, cada entidade deverá se encarregar de apoiar um dos diferentes setores em que o visitante japonês poderá enfrentar dificuldades.
Em seguida, fez questão de agradecer cada uma das empresas que, até este momento, participam como patrocinadoras desta ação da comunidade nikkei: Ajinomoto, Avance-Authent, Toyota Tsusho, Tunibra Travel, Yasuda Marítima, Marubeni – Itochu Steel, Sumitomo Corporation, Marubeni Brasil, Mitsui Sumitomo Seguros, Aisin Group (Aisin Automotive, Aisin Ai Brasil e Advics Automotiva), Dra. Rosa Sakurada, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Itochu, Harada Advogados, Century Travel, Espaço Kazu e KIMG.
De acordo com o cônsul, além da preocupação com a segurança dos turistas japoneses, e a necessidade de prestar apoio aos atletas olímpicos japoneses que estarão em São Paulo, a ação também tem como finalidade fortalecer as relações do Consulado Japonês com as entidades representantes da comunidade nipo-brasileira de São Paulo e as empresas japonesas aqui sediadas.
As incumbências de cada entidade
O presidente Kikuchi informou ainda que a entidade mandou confeccionar um cartão com as indicações de hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, que será distribuído gratuitamente aos visitantes japoneses.
Yoshifumi Murata, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, contou que, como a entidade congrega as indústrias do Japão, a preocupação foi em “dar conforto” aos visitantes e atletas japoneses em visita a São Paulo.
Assim, nesse sentido, conseguiu o patrocínio de 15 empresas associadas que assumiram 22 cotas de patrocínio para dar andamento aos projetos definidos pelo comitê organizador.
Ao mesmo tempo, destacou: “temos o mesmo DNA japonês e consideramos importante realizar atividades em conjunto com as quatro entidades nipo-brasileiras, considerando também que elas promovem o entrosamento entre os japoneses e os nipo-brasileiros”.
Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, destacou sua satisfação em constatar a disposição dos alunos de língua japonesa em participar voluntariamente para o atendimento aos visitantes.
De acordo com o presidente Oshiro, a orientação desses “estudantes-intérpretes” será realizada de forma digital por meio de atendimento celular ou internet. “Trata-se de uma das formas mais ágeis de atender às necessidades/dificuldades desses visitantes que podem ser tanto de São Paulo, como de outro local do Brasil”, explicou.
Clique na imagem abaixo e conheça o site especial:
Ao final, representando o Bunkyo, falaram Cláudio Kurita (em português) e Akira Masumoto (em japonês) explicando sobre o formato do site oficial, que ficará vinculado ao do Bunkyo (www.bunkyo.org.br). Ressaltaram ainda que, no site das entidades parceiras, estarão o link e banner do site oficial.
Esse site de prestação de serviço, desenvolvido por Kaio Goto, em japonês, deverá reunir as informações de interesse dos visitantes e atletas japoneses, bem como outros assuntos relacionados às Olimpíadas. Essa ação de comunicação terá as notícias também veiculadas por meio do Facebook.
O Bunkyo ainda coordenará a montagem da exibição pública envolvendo o jogo de futebol do Japão x Suécia que se realizará no dia 10 de agosto, quarta-feira, a partir das 18h, no Espaço Multiuso do Bunkyo, com entrada franca.
Está sendo planejada a visitação do público para assistir ao treinamento da equipe de rúgbi, no dia 31 de julho ou 2 ou 3 de agosto (a data e horário ainda não estão definidos) no SPAC – Clube Atlético São Paulo.
O outro item que se refere à doação dos 1.500 bonecos Hina Ningyo que serão trazidos pela Associação Japonesa de Arte Esportiva. Durante as Olimpíadas, esses bonecos estarão sendo expostos no Rio de Janeiro e, terminando o evento, eles serão doados às entidades nipo-brasileiras, tendo o Bunkyo como um dos encarregados de coordenar a doação.