Este foi o recado do coordenador Otake, na manhã de sábado, dia 8 de outubro, no Salão Nobre, na abertura do Fórum que teve como tema “Transformando Potencial em Performance”.
Já a presidente Harumi Arashiro Goya, ao ressaltar o empenho de todos na organização do evento, destacou a presença dos jovens de diferentes locais, fazendo questão de chamar nominalmente cada um dos grupos representantes.
Destaque ainda para os participantes da Associação Nipo-Brasileira de Bragança Paulista, Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira de Belo Horizonte, Associação Japonesa de Santos, Associação Nipo-Brasileira de Mogi das Cruzes, Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano, União Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo, União Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Saúde, Kibô-no-Iê, Ikoi-no-Sono, Associação Panamericana Nikkei, ABJICA, Associação Okinawa Kenjinkai do Brasil, entre outros.
“Nossa vida está conectada para sempre”, afirma , destacando que hoje, de manhã, os jovens, ao chegar a uma cafeteria, antes do “Bom Dia, me dê um café”, eles perguntam, “tem wifi?” ou “qual é a senha?”.
Durante a palestra, Matsumoto apresentou uma série de dados numéricos que evidenciam a rede de conectividade, tal como o Facebook e aplicativo WhatsApp que envolvem milhares de pessoas no mundo inteiro.
“A conectividade não tem mais volta”, aponta, e aconselha “melhor pensar numa forma de conectividade” ao se referir às entidades nipo-brasileiras.
Nesta parte, para deleite de muitos jovens, Akemi Matsuda, embaixadora Kawaii do Brasil falou sobre a moda Lolita e a cultura Kawaii.
Conta que ela própria desenha seus modelos e, atualmente, desenvolve sua própria marca (Sweet Mimi) e organiza eventos, tal com o Mimi Party e Loliday.
Idosos: vencendo barreira dos internautas
A primeira apresentação foi da jornalista e professora de pós-graduação em mídias sociais da Universidade de Taubaté, Kelly Nagaoka, que tratou sobre “O poder do Facebook para as entidades nikkeis”.
Na sequência, os participantes puderam participar do workshop relacionado às redes sociais, organizado pelos representantes da ABEUNI – Aliança Beneficente Universitária.
Após o workshop, o público conheceu o caso de sucesso do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba (PR), o maior do Brasil especializado em atendimento pediátrico.
Para finalizar as atividades, a palestrante Patrícia Takehana tratou sobre os resultados obtidos com a Campanha FIB em Redes Sociais.
“Havia grande preocupação com o sucesso desta Campanha que, para nós, era estratégico, pois ao tratar sobre as redes sociais, gostaríamos de apresentar resultados concretos conquistados e vivenciados pelos participantes”, conta o coordenador Roberto Otake.
A despeito do pessimismo de alguns, Otake considera que a iniciativa alcançou sucesso: “15 entidades manifestaram interesse, mas sete delas participaram ativamente”.
A participação na Campanha
Na realidade, a resposta apareceu naturalmente, só precisou aguçar sua sensibilidade e descobriu que “os bons exemplos também chamam a atenção até dos jovens”.
Isso porque o evento funciona assim: um dia no mês, os internos estão liberados para “comprar” (escolher) o que desejam comer – chá, doce, bolacha, etc. – “tudo que estiver à venda”. É um momento de comer o que quiser (e pagar, mesmo que simbolicamente, por isso), o que contribui para elevar sua autoestima.
Outra vez, ao chegar na entidade, Izumu viu que os internos se preparavam para o desfile com a tocha olímpica, alguns com as medalhas de ouro, prata e bronze. Uma iniciativa dos funcionários que confeccionaram esses ícones em papel colorido e, como acontecia no Rio de Janeiro, também colocaram os internos para participaram do desfile de abertura dos Jogos Olímpicos.
“Para quem acompanha o cotidiano de uma casa de repouso de idosos também convive com a morte deles”, afirma o vice-presidente, “e isso é um acontecimento inevitável e previsível, mas como abordar essa questão para o público em geral?”
Izumu conta que sentiu o peso dessa responsabilidade com a morte de Seiro Takayama, aos 98 anos de idade, um dos mais conhecidos fotógrafos da comunidade nipo-brasileira. “Mesmo internado no Ikoi, ele continuou exercendo o ofício e se tornou o nosso fotógrafo oficial. A cada evento que ele cobria, recortava e colava as fotos em cartolinas e promovia a exposição delas num dos corredores. Assim, em nosso site, anunciamos que o responsável por essas fotos já não estava entre nós, e preferimos destacar o seu trabalho e as imagens que ele eternizou em vida”.
Essa matéria recebeu 10 mil visualizações.
RESULTADOS DA CAMPANHA EM REDES SOCIAIS FIB
Segundo os organizadores, a ideia da Campanha era incentivar uma competição saudável em que todos os participantes pudessem aprender. Aqueles que se esforçassem mais, conquistando melhores resultados, seriam premiados – embora todos saíssem ganhando por conseguir dar mais visibilidade para as ações de suas entidades. Assim, o Facebook foi escolhido como campo para essa disputa de pontos.
Patrícia explica que foram sete entidades que participaram efetivamente da campanha: ABEUNI, Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira, Associação Japonesa de Santos, Comissão de Jovens do Bunkyo, Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina, Ikoi-no-Sono e Interkaikans Beneficente (3 associações culturais, 3 entidades jovens e 1 entidade assistencial, respectivamente).
Outra questão relevante foi a integração que aconteceu entre as associações no próprio Facebook, com “entidades ajudando a divulgação de eventos e atividades umas das outras, compartilhando conteúdos e crescendo juntas”, destacou Patrícia. “Assim, o FIB transportou seu objetivo de integração e colaboração entre as associações para o mundo digital”.
Uma das entidades que aproveitou a oportunidade oferecida pelo 8º FIB foi o Ikoi-no-Sono. “Com posts frequentes, pertinentes ao trabalho realizado e com o melhor índice de engajamento (curtidas e compartilhamentos), consequentemente com maior alcance (visualizações de cada post), eles foram os vencedores da campanha”, finaliza Patrícia. As outras duas entidades de destaque na Campanha foram: 2° lugar – ABEUNI e 3° lugar – Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira.
A entidade foi premiada com uma passagem de ida e volta, classe econômica, para o Japão, fornecida pela Qatar Airways. Pedro Rossini, representante da companhia, esteve presente no evento para realizar a entrega do prêmio.
“… A comissão organizadora do VIII FIB, o nosso agradecimento pela oportunidade dada e pelas importantes recomendações recebidas durante a campanha, que potencializaram as nossas ações resultando em grande performance e alto valor agregado. O que mais nos orgulha nesta campanha, é que o nosso “post” mais visualizado, com mais de 65.000 pessoas alcançadas, mais de 900 curtidas, mais de 120 compartilhamentos e inúmeros comentários, teve como protagonistas os próprios residentes do Ikoi-no-Sono que carregaram a tocha olímpica ao redor do lago. …”
Também houve premiação ao pessoal que ajudava a potencializar o alcance do post compartilhando essas publicações durante os seis meses de realização da Campanha. Estes “influenciadores” de destaque foram: Juliana Tuda, do Interkaikans Beneficente, com a melhor pontuação em 4 meses, e Richard Matsuura, da ABEUNI, com a maior pontuação em 2 meses. Eles foram presenteados com vale-compras no valor de R$ 400 por mês ganho e a Juliana levou um iPad por ter a melhor colocação durante toda a campanha.
Números da Campanha FIB em Redes Sociais:
- 7 entidades participantes
- 2.496 novas curtidas nas fanpages
- 3,6 novos posts por dia publicados
- mais de 30 mil curtidas de publicações
- mais de 778 mil visualizações das publicações
Conheça as páginas das entidades que aceitaram o desafio do 8º FIB:
www.facebook.com/abeuni.org
www.facebook.com/amcnb
www.facebook.com/associacaojaponesa
www.facebook.com/cjb.seinenbunkyo
www.facebook.com/kaifansc
www.facebook.com/ikoinosono
www.facebook.com/interkaikans
Como parte dessa palestra, a Patricia Takehana produziu um “Guia de Boas Práticas do Facebook”, visando gerar engajamento e alcançar mais pessoas (acompanhe a íntegra do material).
O 8º FIB foi patrocinado pela Fundação Kunito Miyasaka, Qatar Airways, Matsubara Hotel, Tradbras Importação e Expostação, Fast Shop, JBC e Murc Editora Gráfica Ltda.
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