57º Gueinosai: duas apresentações especiais no gran finale

Compartilhe

A 57ª edição do Gueinosai – Festival da Música e Dança Japonesa programou duas apresentações especiais no encerramento da programação: o sábado, grupo Ikigai Odori de Piracicaba e, no domingo, a Companhia Fujima de Dança Kabuki.

O grupo Ikigai Odori do Clube Cultural Recreativo Nipo-Brasileiro de Piracicaba faz sua estreia no Gueinosai já com uma grande responsabilidade: apresentar-se no gran finale do sábado (dia 22).

“Estamos muito felizes”, afirma Paula Hirama, uma das professoras do grupo Ikigai Odori que, desde 2019, vem se apresentando em vários eventos. “Há uma expectativa muito grande, todos estão empolgados e empenhados nos treinos para que a apresentação seja bem executada”, acrescenta.

“O Ikigai Odori surgiu com o interesse de incentivar e unir as crianças, jovens, como também adultos e idosos do nosso Clube”, informa a Paula. Ela e a professora Yukari Takara orientam cerca de 30 integrantes (de várias faixas etárias) em dança japonesa e Okinawa, “unindo o tradicional e o contemporâneo”, acrescenta.

Paula Hirama, além de cantora premiada (foi campeã estadual, brasileira e internacional), começou a praticar odori aos 10 anos de idade com a professora Yoko Terui (in memorian) em Dourados/MS, e a acompanhava ensinando o “nihon buyou” na cidade de Lins/SP e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Realizou shows musicais em diversos estados brasileiros como Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiânia e Distrito Federal. 

Já Yukari Takara pratica odori no estilo Okinawa desde os 8 anos de idade, com a mestre Mineko Tamashiro do “kaikan” (associação, clube) de Santa Maria, na capital paulista e, a partir dos 15 anos sob a orientação da “sensei” Shigeko Gushiken do kaikan de Vila Carrão. Também teve contato com Bon Odori e outros estilos de dança como Jpop (Pop Japonês) na escola de língua japonesa do kaikan de Tucuruvi. Já ministrou aulas para crianças, jovens e senhoras sobre a cultura da dança okinawana em alguns kaikans como de Tucuruvi, Campo Limpo, Santa Maria e, atualmente em Piracicaba.

Show especial da Companhia Fujima de Dança Kabuki

No domingo, o Gueinosai encerra em grande estilo: um show especial da Companhia Fujima de Dança Kabuki, somando toda a experiência e talento dos seus mestres e praticantes. Foi fundada pela mestre Yoshinojo Fujima (1934-2014), coreógrafa e dançarina do estilo Fujima, que se profissionalizou em Osaka e apresentou-se em vários países da Europa e América. Em São Paulo, chegou em 1961 quando iniciou as atividades de sua escola.

Reconhecido por sua exuberância e vivacidade, o estilo Fujima Kabuki surgiu no Japão em 1751 e está sendo praticado em todos os continentes.

No Brasil, desde 1961, com sua matriz em São Paulo, atua também em Santo André, Mogi das Cruzes, Suzano, Santos, Maringá e Umuarama. Atualmente, entre mestres e aprendizes, a Cia. é formada por 50 dançarinos.

A gran finale da Fujiyma-ryu reunirá uma série de apresentações sob o título “Ooedomaino Fukiyose”.

Confira aqui a PROGRAMAÇÃO DO 57º GUEINOSAI.


Serviço:
57º Gueinosai – Festival da Música e Dança Folclórica Japonesa

Data/hora: Dias 22 e 23 de junho, a partir das 10h.
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade.

Durante o evento, além do sorteio de brindes, o público poderá fazer compras nos estandes dos bazaristas.

Entrada franca. Solicita-se a doação de 1 kg de alimentos não-perecíveis que será destinada a entidades beneficentes.

Patrocínio: Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Kunito Miyasaka e Grupo NK.
Apoio: Diário Brasil Nippon e Nippon Já
Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

Confira o calendário de eventos completo