Durante os jogos Olímpicos 2024 que está sendo sediado em Paris, vem sendo criada uma discussão do sucesso do Japão durante as olimpíadas juntamente com diversos memes viralizados nas redes sociais em relação ao Japão. No momento o país está colocado na 6º posição na disputa de medalhas, porém até o dia 30/07 era o primeiro colocado.
A primeira derrota do Brasil para o Japão aconteceu na categoria de até 66 kg do judô masculino no domingo (28). William Lima ficou com a medalha de prata após ser derrotado na final por Hifumi Abe. O futebol feminino, o skate, o judô feminino, são mais alguns exemplos de disputas que o Brasil teve com o Japão e acabou perdendo.
No futebol feminino, o Japão fez um gol nos acréscimos e venceu a seleção brasileira por 2×1. No skate, Coco Yoshizawa e Liz Akama se classificaram na primeira e segunda posição com a pontuação de 269.93 e 265.95, respectivamente, vencendo a atleta brasileira Rayssa Leal que garantiu o bronze, com 253.37.
No judô, a campeã olímpica Rafaela Silva perdeu a disputa do bronze para Haruka Funakubo na categoria 57kg no judô feminino.Na decisão do skate street masculino, o atleta Kelvin Hoefler ficou de fora do pódio, e Yuto Horigome conquistou pela segunda vez a medalha de ouro olímpica.
Porém essas vitórias olimpíadas e essa destreza no esporte, não são de agora. Na última Olimpíada, em Tóquio, o Japão terminou em terceiro lugar, com 27 medalhas de ouro e 58 no total, um recorde para o país. Todas essas conquistas vêm de um extremo investimento do país em relação ao esporte.
São diversas práticas em relação ao esporte que se tornaram parte da cultura do país. Como por exemplo a realização de Undokai, que são eventos esportivos realizados anualmente em escolas japonesas, que acontecem no início de outubro durante o feriado nacional conhecido como Dia dos Esportes.
Durante esses eventos são praticadas atividades como caminhadas, corridas, natação, competições de esportes com bola, esqui e escalada. Esses eventos são uma das oportunidades de incentivar as crianças desde pequenas a prática de esportes que também fazem parte do bukatsu (“atividades extracurriculares”).
Além disso, desde 1946, o Japão sedia anualmente o chamado Kokumin Taiiku Taikai (Festival Nacional de Esportes). A ideia era reerguer as modalidades e levantar o moral da população.
O governo japonês também possui diversos programas para incentivar o esporte como o “projeto de melhoria da capacidade esportiva” de 2015, que determina recursos para que “cada organização esportiva realize acampamentos de treinamento para a equipe nacional japonesa, enviar atletas para competições internacionais, nomear treinadores nacionais”.
O programa J-STAR, que apoia jovens que desejem competir em competições internacionais, “através de medições e avaliações de sua força física e capacidade atlética, os participantes encontrarão o esporte que melhor se adapta a eles e passarão por treinamentos, como acampamentos de treinamento conduzidos por treinadores de alto nível”.
O governo japonês também oferece benefícios para o setor privado investir, como deduções fiscais para doadores de atividades esportivas.