Nintendo abrirá museu em Kyoto

Compartilhe

Na segunda-feira (19 de agosto), a Nintendo anunciou que irá abrir o seu próprio museu no dia 02 de outubro, em Kyoto, no Japão. O Nintendo Museum contará com instalações interativas onde os visitantes poderão jogar os clássicos games da franquia, além da exibição de produtos da empresa apresentando a longa história e a evolução dos games ao longo dos anos. 

Shigueru Miyamoto, produtor de videogames das franquias Super Mario e The Legend of Zelda foi o responsável por realizar o anúncio e mostrar como o museu funcionará.

Miyamoto conta que o local que escolheram construir o museu é o mesmo terreno que antes existiam as fábricas da Nintendo, espaço onde foram produzidas as primeiras cartas de baralho japonesas, os “Hanafuda”, para ele é um espaço nostálgico por ter ido com muita frequência. 

No segundo andar do museu podem ser encontrados diversos produtos que foram desenvolvidos nos 135 anos de história da empresa, dentre eles os famosos Famicom, a evolução do bloco do Mario, e também os primeiros produtos desenvolvidos pela Nintendo antes de entrar no universo dos videogames como: copiadoras, carrinhos de bebê, aparelhos de ginástica, toy arts, câmeras de vídeo e jogos de tabuleiro. Subindo para os demais andares, você verá a evolução da Nintendo com o passar dos anos.

(Imagem: Divulgação/Nintendo Museum)

Existem 8 instalações interativas, 4 delas já foram divulgadas por Miyamoto, dentre elas: uma sala onde possibilita jogar Hyakunin Isshu, jogo tradicional japonês; Outra sala é a sala da Ultra Machine, desenvolvida em 1968, a Ultra Machine é uma máquina que projeta bolas parecidas com as de tênis de mesa, que permite jogar em ambientes internos. 

Também desenvolveram a sala da Zapper & Scope SP,  foi lançada em 1970, o jogo pode ser jogado com até 13 pessoas, nele são utilizadas armas a laser a “Zapper” e a “Super Scope”. A última sala interativa divulgada é uma sala com controles remotos enormes que possibilitam jogar diversos jogos da franquia.

Além de espaços interativos, o museu contará com um café e uma loja de produtos oficiais. Os ingressos do Nintendo Museum serão vendidos por meio de um sistema de sorteios que ocorrerão uma vez ao mês. As inscrições já estão abertas tanto para outubro quanto novembro e o valor para cada ingresso é de 3.300 ienes (cerca de R$ 120).

A Nintendo entrou no mundo dos games em 1977 com o lançamento dos consoles TV Game 15 e TV Game 6, nesse mesmo periodo desenvolveu máquinas arcade e jogos como Donkey Kong, lançado em 1981. Foi reconhecida mundialmente com o lançamento no Japão do console Famicom em 1983, promovido no exterior com a sigla NES (Nintendo Entertainment System).

Além do museu, antes do fim do ano deve ser inaugurado uma nova área dedicada ao personagem Donkey Kong, no parque de diversões dos estúdios Universal Japan, em Osaka, no Oeste do Japão.

Sobre a nintendo

Fusajiro Yamauchi foi o fundador da Nintendo, atuou como presidente desde a sua fundação em 1889 até se aposentar em 1929. Yamauchi, abriu a primeira loja de cartas “Hanafuda” (cartões de flores) chamada “Nintendo Koppai”. Nessa época o governo japonês proibia o jogo de cartas, por estar vinculado aos jogos de apostas, mas Yamauchi foi a exceção.

Tamanho foi o sucesso das cartas que Yamauchi teve que expandir o seu negócio, abrindo lojas em Osaka, criando outros jogos de cartas e baralhos ocidentais, tornando-se a maior empresa no ramo no Japão. Após se aposentar quando fez 70 anos deixou a empresa ao seu genro Sekiryo Kaneda.

Hiroshi Yamauchi assumiu a empresa em 1950 a 2002, no início ele realizou uma parceria com a Walt Disney para produção de cartas personalizadas com os personagens da empresa. Anos depois Hiroshi tentou ir para outros ramos trabalhando com uma rede de moteis e companhias de taxi, que não foram bem sucedidos. Em 1975 o presidente realizou uma parceria com a empresa de videogames Magnavox para distribuir o console Odyssey no Japão, em 1977 Shigeru Miyamoto foi contratado pela empresa.

Shigeru Miyamoto é o responsável pela criação de alguns dos mais bem sucedidos jogos da empresa, como Super Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox, F-Zero e Pikmin. Sendo um dos designer mais conhecidos e influentes na história da indústria dos videogames, Miyamoto nasceu em Sonobe, no Japão, e se formou na Faculdade Municipal de Artes Industriais de Kanazawa. Começou a sua carreira como artista de mangás até embarcar no mundo dos videogames.

Confira o calendário de eventos completo