Realiza-se, no próximo dia 1º de novembro de 2024, sexta-feira, a partir das 19h, no Salão Nobre do Bunkyo, a outorga ao 53º Prêmio Kiyoshi Yamamoto.
O evento, um dos mais longevos em sua modalidade, tem como finalidade homenagear os pesquisadores, produtores, reconhecer e destacar a importância de seus feitos para a melhoria do setor agropecuário de nosso país.
Neste ano serão premiados 4 destaques do setor: Chukichi Kurozawa, Guenji Yamazoe, Sadao lizaki e Shu Otani, em uma cerimônia especial organizada pela Comissão Bunkyo Rural Kiyoshi Yamamoto.
As contribuições dos quatros homenageados
Dr. Guenji Yamazoe, apresentado pela ABJICA – Associação de Bolsistas da JICA para receber a homenagem, durante cerca de 40 anos foi servidor público do Instituto Florestal e, por 25 anos, manteve uma profícua parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency).
Pioneiro na introdução de sistemas agroflorestais, tendo como foco a palmeira juçara (da qual desenvolveu pesquisa científica) sua atuação representa um marco na busca por soluções sustentáveis para a preservação ambiental e aumento da biodiversidade.
Dr. Chukichi Kurozawa, apresentado pela Associação Botucatuense de Cultura Japonesa, graduado em 1966, seguiu a carreira universitária na ESALQ-USP e UNESP-Botucatu, sempre dedicado ao ensino e pesquisas na área de Fitopatologia.
Desenvolveu pesquisas em tomateiros, com os quais obteve os títulos de mestrado, doutorado e livre-docência. Chegou a lançar três variedades de tomates para indústria resistentes à murcha bacteriana.
Publicou cerca de 50 trabalhos em revistas científicas e apresentou mais de 100 trabalhos em congressos e participou da edição de vários livros relacionados à sua especialidade. Tem atuado em várias consultorias técnicas junto a empresas nacionais e multinacionais, sendo que desde 1999 é consultor na área de agronomia do programa Globo Rural.
Shu Otani, ao graduar-se na Faculdade de Ciências Agrícolas de Hyogo (atual Universidade de Kobe), em 1963, emigrou ao Brasil como mais dois amigos da faculdade.
Passou por vários empregos na zona rural, até que em 1976 foi contratado pela CAC – Cooperativa Agrícola Cotia, como engenheiro agrônomo, responsável pela aclimatação e produção da maçã de origem japonesa em São Joaquim (SC), sob a orientação do Dr. Ushirosawa (designado pela JICA).
Além de atuar intensamente na orientação aos produtores de maçã na região, realizou viagens ao exterior (Argentina, Japão, EUA, entre outros) buscando melhorar as técnicas de produção, bem como traduziu para o português o livro sobre cultivo de maçã de autoria do Dr. Ushirosawa.
Em 1987, iniciou a produção de mudas da fruta feijoa (também conhecida como goiaba serrana, fruta nativa da região dos Pampas e Mata Atlântica). Somente em 2020, com a quarta geração de mudas enxertadas foi possível formar um pomar com 600 pés. Em 2024, a safra superou as 6,5 toneladas.
Apresentado pela SANJO – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Associação Cultural Nipo-Brasileira de São Joaquim e pela Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã.
O quarto homenageado, Sadao Iizaki, apresentado pela Associação Central Nipo-Brasileira da Região Bragantina, foi executivo da Yakult no Brasil e, 1992, vencendo todas as barreiras burocráticas com persistência, conseguiu registrar a importação da matriz da raça Wagyu no Brasil. Em 1994, fundou a ABCBRW – Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, com o direito de controlar o registro genealógico dos animais Wagyu.
Graças a esta operação pioneira empreendida por Iizaki, atualmente o Brasil registra um plantel de mais de 17 mil cabeças de Wagyu classificadas entre puro e comercial.
Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo e a Comissão Bunkyo Rural Kiyoshi Yamamoto.
Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka, Café Fazenda Aliança, Yakult, Ihara, Jacto, Takii Seed, Sakata, Promissor.
Serviço:
53º Prêmio Kiyoshi Yamamoto
Data: 1º de novembro de 2024, sexta-feira, a partir das 19h
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, 2º andar, Liberdade/SP
Estacionamento terceirizado na R. Galvão Bueno, 540
Valor: R$150 (pagamento até 1/11 via PIX – chave: 61.511.127/0001-60)
Enviar comprovante de pagamento para: “atendimento@bunkyo.org.br”. Homenageados, cônjuges dos homenageados e patrocinadores estão isentos.
Informações: 11 3208-1755