MESA DE DEBATES: “Haicai como Poesia Brasileira com Raízes Japonesas”

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Em novembro, durante a Cerimônia do Prêmio Bunkyo de Literatura 2024, teremos mais uma Mesa de debates: “Haicai como Poesia Brasileira com Raízes Japonesas”, realizado pela Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo.

Evento no dia 9 de novembro (sábado), às 15h, no Salão Nobre do Edifício Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade / SP). Entrada Gratuita – confira a programação completa Prêmio Bunkyo de Literatura 2024 no site.

Poesia de origem japonesa com versos curtos, com ricas produções no Brasil, o Haicai traduz um momento do cotidiano capturando somente o essencial. Composto por três versos de 5/7/5 silabas métricas, pode apresentar uma referência à natureza / termo de estação (“kigo”), ou, em tema livre, remeter ao momento presente.

Esta mesa de debates irá discutir as tendências do haicai brasileiro, trazendo peculiaridades do haicai no estado do Amazonas, os projetos de haicai nas escolas de São Paulo, indo além das barreiras geográficas com o desenvolvimento do haicai colaborativo pela internet, através do grupo “O Zen do Haicai”.


Palestrantes e Assuntos Abordados:


Paulo Franchetti (UNICAMP)
O que as várias tendências do haicai brasileiro têm em comum, se é que possuem algo em comum? O que o haicai tem a oferecer à poesia ocidental, que o torna tão atrativo?

Sobre: Doutorado pela Universidade de São Paulo em 1992, desde 1986 foi professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Campinas, onde se aposentou, em 2015, como Professor Catedrático.

Entre outros livros de estudos, publicou “Alguns aspectos da teoria da poesia concreta” (1989 – 4a Ed. 2012, “Sobre o ensino de literatura” (2022), o volume “Haikai – antologia e história” (1990 – 4a ed. 2012, coletâneas de haicais Oeste/Nishi (2008) e Toques (2020), do livro de sátiras Escarnho (2009) e dos livros de poemas Memória futura (2010) e Deste lugar (2012).


Débora Fernandes Tavares (USP):
Haicaísta, revisora e tradutora (Português/Inglês) e membro da Comissão de Atividades Literárias da Bunkyo, fará a Mediação da mesa e comentará sobre projetos que envolvem o haicai e o ambiente escolar no estado de São Paulo.

Sobre: Mestra em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (USP, 2019), é professora temporária de Literatura Japonesa no curso de graduação em Letras – Japonês na FFLCH – USP. Foi professora convidada para o curso de graduação da Aichi Prefectural University (2017) e pesquisadora bolsista na Universidade de Kanagawa (2019).

Algumas de suas publicações: “Nanquim” (Ed. Escrituras, 2011), “Prêmio Bunkyo de Literatura” (2012), participação na antologia “Goga e Haicai, um Sonho Brasileiro, 100 anos de Masuda Goga” (Ed Escrituras, 2011). Organizou e participou da antologia “Lua de Outono – 30 anos do Grêmio Haicai Ipê” (Editora Escrituras, 2017).


Cácio José Ferreira (UFAM):
Debate o haicai no Amazonas por meio dos poetas: Raimundo Monteiro, Samuel Benchimol, Roberto Evangelista e Luiz Bacelar, do Clube da Madrugada (1954), analisando a sistematização do estilo poético japonês como poesia brasileira.

Ainda, apresenta os novos poetas: Rosa Clement, Zemaria Pinto, Pollyana Furtado e os grêmios de haicai da Universidade Federal do Amazonas e da Associação Nipo-brasileira da Amazônia Ocidental- NIPPAKU.

Por fim, retoma o poeta Roberto Evangelista como responsável pela cristalização desse estilo poético no Amazonas, pensando a poesia do centro para a borda.

Sobre: Psicólogo, Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutor em Literatura (UnB), foi Coordenador do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa e diretor da Faculdade de Letras (UFAM).

Participou do Programa Japanese – Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses – ABEJ (2014 – 2016).

Publicou “Inocente céu de cinzas” (2020), “Fábulas da terra falada” (2019) e organizou os livros “1Q84 – Leituras de Haruki Murakami (2020)”, “Casulos de imagens: a poesia japonesa no Amazonas” (2017), “Espelhos peregrinos: diálogos literários na contemporaneidade” (2019).



Carlos Martins (Pesquisador e Haicaísta):
“O Zen do Haicai, uma experiência colaborativa de haicai na internet” (Grupo no Facebook)
Tipos de ações de estímulo participativo / A proposta do espaço virtual / Como são feitas as colaborações. Membros: alcance geográfico e experiência haicaística.

Sobre: Advogado e profissional de Marketing, é praticante de haicai desde os anos 2000. Participa dos grupos de Haicai: Grêmio Haicai Ipê SP / Haicai Estrela do Atami Santos/SP, Grêmio Haicai Águas de Março, Grêmio Haicai Sabiá, Grêmio Utamakura Brasileiro e Grêmio Haicai Veredas.

Algumas publicações: “Vida Simples Assim – Haicais” (Ed. Bestiário 2022), “Antologias de haicai: Haicai do Brasil”(2014), “Clarões Manifestos – Haicai Brasileiro” (Ed. Bestiário 2022), “Oscilações de Partida” (Ed. Bestiário, 2022). Contribuições para a Revista Brasil Nikkei Bungaku e jornal Nippon Já.

O grupo do Facebook “O Zen do Haicai”, no qual é administrador, registrou de 2023 a 2024, 782 publicações de seus membros, 2.052 comentários e 15.019 reações.

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