Oficinas e palestras durante o 34º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea

Compartilhe

O 34º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea 2024 deste ano apresenta uma programação diversificada, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e o fomento à criatividade. Durante o evento, serão realizadas palestras com diversos artistas, que irão compartilhar suas experiências e reflexões sobre o cenário contemporâneo da arte. O público também poderá participar de oficinas práticas, onde aprenderá novas técnicas e abordagens criativas em diferentes modalidades artísticas.

A exposição ficará aberta ao público do dia 24 de novembro a 08 de dezembro de 2024, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.​ ENTRADA FRANCA. Local: Espaço Cultural do Bunkyo – Rua Galvão Bueno 596, Liberdade, São Paulo, SP


Produção e Montagem de Exposições de Arte: da concepção à experiência do publico

O objetivo da oficina é proporcionar uma formação abrangente sobre os processos de concepção, planejamento, produção e montagem de exposições de arte, capacitando os participantes a desenvolver projetos expositivos criativos, funcionais e interativos. O curso enfatiza o entendimento das etapas envolvidas na criação de uma exposição, desde a ideia inicial até a experiência e a percepção do público.

  • ​Data: 19, 21 e 22 de novembro das 14h às 18h
  • Local: Espaço Cultural do Bunkyo – Rua Galvâo Bueno, 596 –  Liberdade
  • Preço: R$50,00- Vagas limitadas – Reservas: (11) 95651-4201 (Lissa) *pagamento em PIX ou dinheiro no dia

Nina e Hiro Kai são os coordenadores da Oficina. Hiro Kai é artista intermídia e desenhista. Trabalhou na montagem de exposições O Mundo Mágico de Escher, Os Gêmeos no CCBB-Brasília, Eternos Tesouros do Japão no Museu da República-DF, de J.Borges no SESC, São Carlos, entre outros. Nina Kai é art handler e produtora cultural com mais de 10 anos de experiência, desenvolvendo projetos que transitam entre o fine art e a cultura de rua.


​O objetivo da oficina é estimular a criatividade dos participantes, introduzindo o uso de metais como recurso de desenho e incentivando-os a explorar novas possibilidades de expressão por meio de linhas formadas com fios metálicos. Apresentar técnicas básicas de manuseio de metais leves e maleáveis para o desenho; ensinar os participantes a criar formas e traços a partir de linhas metálicas, dando ênfase ao movimento, fluidez e expressividade; promover a sensibilidade estética, ampliando o repertório de possibilidades artísticas e sensoriais dos participantes.

  • Data: 25 de novembro das 14h às 17h
  • Local: Espaço Cultural do Bunkyo – Rua Galvâo Bueno, 596 –  Liberdade
  • Preço: R$50,00- Vagas limitadas –   Reservas: (11) 95651-4201 (Lissa) *pagamento em PIX ou dinheiro no dia

Luis Guimarães é artista visual, formação em Design Industrial pela Etec – Fatec – SP, com especialização em Processos materiais, Metalurgia e Soldagem, educador de oficinas técnicas mistas Sesc Pompeia, possui 30 anos de carreira participação em diversos projetos  técnicos e artísticos.


A história da arte de Okinawa está profundamente enraizada em seu rico patrimônio cultural e contexto histórico. Okinawa, embora seja uma pequena ilha do Japão, desenvolveu-se sob a influência de diversas culturas devido à sua localização geográfica, mas também enfrentou as duras realidades da guerra. Mesmo tendo sofrido grandes perdas, conseguiu superar essas dificuldades e preservar sua identidade e cultura. Nesta apresentação, exploraremos como a história da arte de Okinawa fundiu sua cultura única com influências externas, buscando semelhanças com a história da arte nipo-brasileira. Esta paletra terá como intérprete Jorge J. Okubaro, jornalista e presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (Jinmonken).

  • Data :  dia 26 de novembro das 14h às 17h
  • Local: Espaço Cultural do Bunkyo – Rua Galvâo Bueno, 596 –  Liberdade
  • Preço: Grátis – Vagas limitadas –   Reservas: (11) 95651-4201 (Lissa) *pagamento em PIX ou dinheiro no dia

Satoe Jahana, natural da província de Okinawa, possui experiência como curadora e pesquisadora de obras de arte no setor de artes do Museu de Arte da Província de Okinawa. Durante sua atuação, desempenhou o papel de assistente responsável na exposição comemorativa de 10 anos de inauguração do museu, além de coordenar a publicação do catálogo das coleções da galeria. Ela também concluiu o curso de formação para curadores e arquivistas digitais no Museu da Universidade de Tóquio, ampliando sua expertise em conservação e organização de acervos.

*confira mais palestras e oficinas na página seguinte

Confira o calendário de eventos completo