O encontro começará com o ensino da técnica do ponto atrás, que servirá tanto para ajudar no remendo e na costura das partes, quanto como base para experimentações e criações livres, resultando em uma grande colagem livre, costurada à mão. Pedimos que os participantes levem alguns objetos afetivos (como fotos variadas, materiais quebrados ou inutilizáveis, retalhos de tecidos, miçangas, etc), com o intuito de produzirem outros sentidos. Ao final da oficina, todos devem compartilhar as recordações relacionadas aos seus relicários e o que vão rememorar da experiência de construí-los.
- Data: 6 de dezembro das 14h às 17h
- Local: Espaço Cultural do Bunkyo – Rua Galvâo Bueno, 596 – Liberdade
- Preço: R$50,00 – Vagas limitadas – Reservas: (11) 95651-4201 (Lissa) *pagamento em PIX ou dinheiro no dia
O projeto “Matizes: diversidades na roda da arte educação” visa promover a reflexão sobre temáticas étnico-raciais, diversidades e interseccionalidades na arte/educação, sob uma perspectiva decolonial através de rodas de conversa, oficinas e ações artístico-educativas com educadores, artistas e pesquisadores. É coordenado pela Profa. Dra. Sumaya Mattar, fazendo parte do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) e conta com bolsistas PUB (programa unificado de bolsas USP). Hoje integram o projeto Alicia Rafaela Almeida Magalhães, Isadora Ilgenfritz de Andrade, Luíza Lino, Maria Luiza Santos, Sofia Ortiz Kamamoto e Vinícius Massakasu Okamura.
A palestra “Shomei Tomatsu: Transformações na Fotografia Japonesa Pós-Guerra,” conduzida pelo pesquisador Daniel Salum, analisará o papel crucial do autor na transição da fotografia japonesa, do realismo para uma abordagem mais subjetiva e poética. Tomatsu, ao documentar o pós-guerra, capturou de maneira incisiva a tensão entre a tradição cultural japonesa e a crescente ocidentalização, refletindo sobre o impacto da ocupação americana e os subsequentes protestos sociais. Sua obra influenciou profundamente a geração Provoke e desafiou as convenções do fotojornalismo tradicional, ao explorar a colisão cultural e as complexidades da modernidade no Japão.
- Data : dia 7 de dezembro das 14h às 17h
- Local: Espaço Cultural do Bunkyo – Rua Galvâo Bueno, 596 – Liberdade
- Preço: Grátis – Vagas limitadas – Reservas: (11) 95651-4201 (Lissa)
Daniel Salum é professor, pesquisador e curador independente. Vem se dedicando ao estudo e ensino da fotografia há mais de vinte anos em diversas instituições, como o Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna de SP, Panamericana Escola de Arte e Design, Museu da Imagem e do Som, SESC – SP, Centro Cultural São Paulo e Universidade Paulista. Coordena grupos de estudos voltados à orientação e desenvolvimento de projetos fotográficos de caráter autoral e processos curatoriais. Seu foco de estudo e ensino é voltado à compreensão e desenvolvimento da linguagem fotográfica como expressão e seus processos de construção e criação. Participa como curador convidado no Nova Fotografia do MIS desde 2022 e trabalha como curador independente desde 2008. Há mais de dez anos, vem se dedicando ao estudo e pesquisa sobre fotografia japonesa, com ênfase no período iniciado no pós-guerra até os dias atuais. No ano de 2020, foi contemplado com a bolsa de pesquisa da Japan Foundation/Ishibashi Foundation para aprofundar sua pesquisa em Tóquio.