TV Bunkyo – Artes marciais: um caminho para apaziguar e focar a mente?

Compartilhe

Neste episódio da TV Bunkyo, destacamos três artes marciais japonesas que carregam valores profundos e uma rica história cultural: o Kendo, o Karate e o Sumo.

O Karate, cujo nome significa “luta sem arma”, surgiu no século XVIII, na ilha de Okinawa, em um contexto de disputas feudais. Originalmente utilizado como uma forma de defesa, a prática passou por uma ressignificação no século XIV, tornando-se muito mais do que um método de combate. Hoje, o Karate é visto como um caminho para a libertação pessoal, cultivando cortesia, respeito e equilíbrio interior. Kazuo Nagamine diretor da JKA Brasil, nos contou mais sobre essa prática, destacando como ela continua a inspirar seus praticantes a buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

O Kendo, conhecido como “o caminho da espada”, tem suas raízes nos antigos samurais e é uma arte marcial que combina técnica e disciplina. Mais do que um esporte, o Kendo é uma forma de treinamento físico e espiritual que reflete a filosofia japonesa de unir corpo e mente em harmonia. O professor da escola Bunkyo Kendo, Ronaldo Omasa, nos contou a história do Kendo e como ele é praticado atualmente, os membros da escola se reúnem toda semana no ginásio do Bunkyo para treinar. (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade/SP).

Por fim, o Sumo, suas origens estão ligadas a rituais religiosos do xintoísmo, e ainda hoje suas lutas são cercadas de tradições e simbolismos. Antes de cada combate, os lutadores realizam cerimônias que exaltam o respeito e a espiritualidade, reforçando o vínculo entre o Sumo e a cultura japonesa. Como esporte nacional do Japão, o Sumo é um símbolo de força e herança cultural. Oscar Morio Tsuchiya, presidente da Confederação Brasileira de Sumô nos contou mais sobre o esporte.

No episódio de hoje, mergulhamos nesse universo, explorando suas histórias e significados, e refletimos sobre como essas tradições se mantêm vivas e continuam a inspirar gerações ao redor do mundo.

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka
Produção: América produções

Confira o calendário de eventos completo