Honrarias da Primavera – Dez brasileiros são condecorados pelo Japão

Compartilhe

No último dia 29 de abril de 2025, o governo japonês anunciou os nomes dos 10 brasileiros contemplados com a Condecoração da Primavera do ano 7 da Era Reiwa (2025).

Três condecorados pertencem à jurisdição do Consulado Geral do Japão em São Paulo, dois condecorados no Escritório Consular em Porto Alegre e um nos consulados em Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, respectivamente. Também o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia anunciou uma condecoração.

Na jurisdição consular do Japão em São Paulo, que envolve os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Triangulo Mineiro (MG), foram condecorados três destacados líderes: Ii-sei Watanabe, Paulo Seichiti Saita e Yasuo Yamada.

Saiba Mais sobre os Condecorados

Ii-sei Watanabe, brasileiro, 80 anos de idade, foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço, é ex-Professor Titular Sênior do Departamento de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, ex-Presidente da Associação Brasileira de Taiko e Presidente da Associação Brasil-Japão de Pesquisadores Nikkeis – SBPN.

Especialista em microscopia eletrônica de alta resolução, Watanabe ocupou cargos de professor visitante em diversas universidades nos Estados Unidos e Japão, e contribuiu para o intercâmbio acadêmico entre o Japão e o Brasil.

Além disso, esteve envolvido em acordos institucionais entre a Universidade de São Paulo e universidades japonesas (Universidade Nihon, Universidade de Tóquio, Universidade de Tsukuba, Universidade de Mie). Em especial, colaborou na promoção de programas de intercâmbio de estudantes de medicina com a Universidade de Mie.

De 2004 a 2006, e de 2016 até o presente, atua como presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Nikkeis, organizando o Simpósio Internacional Japão-Brasil, incentivando o intercâmbio de pesquisadores em diversas áreas.

Em 2004, foi dos fundadores e primeiro presidente da Associação Brasileira de Taiko, dedicando-se à disseminação do taiko no estado de São Paulo e outras regiões do Brasil. Na cerimônia comemorativa do centenário da imigração japonesa no Brasil, em 2008, realizou um desfile com 1200 tocadores de taiko, contribuindo para a difusão da cultura japonesa e para a amizade entre o Japão e o Brasil.

Paulo Seichiti Saita, 75 anos, foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, é atual presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) e presidente da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social.

De acordo com o governo japonês, entre os fatos meritórios destacam sua dedicação à melhoria da saúde, da assistência social e bem-estar da comunidade nipo-brasileira.

Na área da saúde, acrescenta, o condecorado reestruturou a administração do Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB), localizado em Itapetininga (SP), cidade de expressiva população de imigrantes japoneses, promovendo melhorias no atendimento médico regional por meio da introdução de equipamentos de última geração, entre outras iniciativas.

Em São Paulo, no Hospital Nipo-Brasileiro, o maior hospital nikkei na América do Sul, liderou a implementação de modernos equipamentos médicos provenientes do Japão, bem como de novos sistemas, contribuindo significativamente para o aprimoramento do ambiente hospitalar.

Já na área da assistência social, a Enkyo administra várias casas de repouso (Santos Kosei Home, Sakura Home, Ipelândia Home e Akebono Home) e, como presidente da entidade, promoveu ativamente reformas nas instalações e a introdução de equipamentos médicos japoneses, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para os idosos da comunidade nipo-brasileira.

Yasuo Yamada, japonês, 73 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, foi presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e atual presidente da Associação Cultural e Assistencial Shiga Kenjin do Brasil.

Quanto à atuação do condecorado Yamada, o governo japonês relaciona que, entre 2016/2020, atuou como presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, período em que se dedicou à ampliação da rede de contatos da Kenren e à orientação dos Kenjinkais na busca por soluções frente ao envelhecimento dos associados e à necessidade de revitalização das entidades, com o objetivo de incentivar a participação dos jovens em suas atividades.

Em 2014 e 2015, assumiu a presidência da comissão organizadora do Festival do Japão, contribuindo para o aprofundamento do entendimento mútuo entre o Japão e o Brasil por meio da divulgação da cultura japonesa. Além disso, em 2018, por ocasião das celebrações comemorativas dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, com a presença da Princesa Mako, desempenhou papel fundamental para o sucesso da visita e de toda a programação de eventos comemorativos.

Atualmente, como presidente da Associação Cultural e Assistencial Shiga Kenjin do Brasil, tem colaborado para o desenvolvimento da entidade e apoiado o intercâmbio entre as cidades-irmãs da Província de Shiga e do Brasil, contribuindo para o estreitamento dos laços de amizade entre os dois países.

A condecorada do Consulado em Manaus

Elizabeth Mitie Fukuda, 62 anos, nissei, condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, foi presidente da Associação Nipo-Brasileira de Roraima e atual 2ª Diretora pedagógica da mesma entidade.

Residente em Minas Gerais, em 2008, por motivos profissionais Mitie Fukuda mudou para Roraima, o estado mais ao norte do Brasil, e lá fundou a Associação Nipo-Brasileira de Roraima (ANIR). Durante o processo de organização da entidadepassou a entrevistar os imigrantes e famílias nikkei, produzindo registros da história da comunidade nipo-brasileira da região, enquanto também contribuía para o aumento e a permanência dos membros de sua Associação.

Em 2009, ela inaugurou o curso de japonês, que se mantém como a atividade central da ANIR até hoje, cujos esforços construíram uma base sólida para as atividades da comunidade nipo-brasileira de Boa Vista.

Em decorrência disso, ela construiu relações próximas com as autoridades locais, incluindo políticos estaduais e municipais.

Graças a isso, possibilitou que a ANIR produzisse eventos maiores, contribuindo assim para a difusão da cultura japonesa no estado, elevação do bem-estar e da importância dos japoneses e descendentes, e promoção da compreensão e amizade recíproca entre Japão e Brasil.

Iyoda, condecorado do Consulado no Recife

Akira Iyoda, japonês, 77 anos, foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata em reconhecimento às atividades exercidas junto à Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR).

Filiado à Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR) desde a sua criação, sempre apoiou as atividades de entidade e, em abril de 2006, a pedido do então presidente, assumiu o cargo de Diretor Patrimonial. Durante 14 anos ininterruptos continuou fazendo parte da diretoria (nesse interim, entre 2012 e 2016 também foi presidente).

Em 2008, planejou e implementou diversos projetos, como membro da Comissão Executiva da ACJR para as comemorações dos 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil. Já em 2014, devido à realização de um jogo de futebol da Copa do Mundo no Recife, entre o Japão e a Costa do Marfim, foi um membro importante na organização de eventos de apoio aos torcedores japoneses no aeroporto, e foram muito elogiados.

No ano seguinte, em 2015, atracou no Porto do Recife a Esquadra de Treinamento da Força de Autodefesa Marítima do Japão, como parte das Comemorações aos 120 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre o Japão e o Brasil. Durante a sua escala, foram realizados diversos eventos sob seu comando, assim contribuindo para a promoção do intercâmbio cultural entre o Japão e o Brasil.

Ainda, durante 12 anos, foi membro da Comissão Organizadora da Feira Japonesa do Recife, evento realizado no Recife que atrai anualmente cerca de 30 a 40 mil pessoas. Trabalhou e orientou, juntamente com outros membros brasileiros, para a difusão da cultura japonesa, e desta forma, motivou muitas pessoas para que se envolvessem mais ativamente em eventos culturais japoneses.

Além disso, com o envolvimento da ACJR neste evento, ampliou o interesse de seus membros para atividades culturais japonesas, bem como o escopo das atividades e a divulgação da associação aprofundando as relações de cooperação com a cidade e o estado.

Industrial condecorado pelo Consulado no Rio de Janeiro

Eduardo Eugenio Gouveia Vieira, brasileiro, 77 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raio de Ouro com Laço, é chairman do lado brasileiro do Wise Group (Grupo de Notáveis para uma Parceira Econômica Estratégica Japão-Brasil) e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Presidiu, por quase 30 anos a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), entidade que representa as indústrias do estado. Dedicou-se ativamente para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, apoiou sobremaneira as atividades das empresas japonesas presentes no estado.

Como Chairman do lado brasileiro do Wise Group, composto pelos principais líderes empresariais japoneses e brasileiros – que neste ano realizou a 13ª Reunião – dedica-se a promover o intercâmbio econômico entre os dois países, desde 2022 até os dias atuais.

Consulado em Curitiba condecora vice-governador do Paraná

Darci Piana, 83 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, é vice-governador do Estado do Paraná e presidente da   Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná

Desde 2004, atuando como presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), tem apoiado as atividades de intercâmbio entre a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) e empresas japonesas, e participado de missões econômicas ao Japão para atrair empresas japonesas ao estado.

Além disso, tem apoiado ativamente a divulgação da culinária e ingredientes japoneses que o Consulado Geral do Japão em Curitiba realiza, contribuindo para o fortalecimento das relações econômicas entre o Paraná e o Japão.

Como vice-governador do Paraná, cargo que assumiu em 2019, tem tomado a iniciativa de manter e fortalecer as relações com a província de Hyogo, com a qual o estado mantém um acordo de irmandade desde 1970. Além disso, também tem fornecido assistência às empresas japonesas que interessadas em investir no Paraná, desempenhando papel central em vários aspectos do fortalecimento das relações com o Japão promovido pelo governo do estado.

Em Porto Alegre, são dois condecorados

Sadao Suzuki, ex-presidente da Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul, e Arlete Schümann, ex-funcionário do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, ambos, foram condecorados com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata.

Sadao Suzuki, 85 anos, chegou ao Brasil em 1961, aos 21 anos de idade, como membro da 7ª turma do Corpo Juvenil de Desenvolvimento Industrial da América Latina, administrado pelo Ministério de Construção do Japão.

Após treinamento no Paraná, mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde tentou praticar a agricultura em larga escala, mas enfrentou dificuldades. Mais tarde, tornou-se produtor independente, cultivando vegetais em Santa Maria.

Em 1965, casou-se com Shizue, que veio ao Brasil como noiva-imigrante, e passaram a administrar o negócio da família de forma independente, No entanto, devido às dificuldades como arrendatários e necessidade de educação dos filhos, decidiram participar do segundo assentamento de Ivoti.

Mesmo enfrentando dificuldades, Suzuki cooperou com outros imigrantes e obteve sucesso no cultivo de uvas – como a variedade Kyoho -, promovendo a prosperidade nacional. Também, em conjunto com outros companheiros fundaram uma cooperativa agrícola e pecuária, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Em 1982, a Associação Japonesa da Colônia de Ivoti se transformou na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti, e se tornou o maior assentamento do estado. Com a cooperação da JICA, a associação promove o ensino da língua japonesa e o intercâmbio cultural até hoje.

Em 2010, com o apoio municipal, foi inaugurado o Museu da Migração Japonesa de Ivoti, promovendo a integração na comunidade local.

Também, a partir de 2000, o condecorado atuou como vice-presidente por três mandatos e, depois, a partir de 2006, como presidente por três mandatos da Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul, principal associação japonesa no sul do Brasil. Assim, como membro executivo durante 12 anos, dedicou-se ativamente para melhorar e promover o bem-estar social dos imigrantes japoneses.

Já a condecorada Arlete Schümann, brasileira, 61 anos, foi funcionária do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre (RS), durante 31 anos (de 1990 até 2020).

Durante esse período, atuou como secretária e em atividades de promoção cultural, contribuindo significativamente para o fortalecimento das relações de amizade e intercâmbio cultural entre o Japão e o Brasil. Ela também orientou outros funcionários e deu suporte à administração do Consulado.

No centenário da imigração japonesa ao Brasil em 2008, desempenhou papel crucial no planejamento e coordenação dos preparativos para os eventos comemorativos locais.

Em 2012, liderou o primeiro festival cultural japonês na cidade de Garibaldi, Rio Grande do Sul, e em 2015, contribuiu para o sucesso das comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas Japão-Brasil.

Reconhecida por sua personalidade clara, animada e amigável, contribuiu para melhorar imagem do Consulado e, em 2010, recebeu o Prêmio de Serviço de Longa Duração para Funcionários Locais.

Em sua aposentadoria, sua dedicação foi amplamente elogiada por governos locais e organizações nipo-brasileiras, destacando seu impacto no fortalecimento dos laços Japão-Brasil.

Reconhecimento ao Comitê Paralímpico

Entre os condecorados da Primavera de 2025 está o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew George William Parsons, 48 anos, com o Grande Cordão da Ordem do Sol Nascente oferecido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão.

Por ocasião dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o condecorado trabalhou conjuntamente com o governo japonês e o Comitê Organizador dos Jogos na solidificação de medidas de prevenção de infecções do coronavírus, fazendo com que as organizações afiliadas respeitassem estritamente as regras, prevenindo a propagação da infecção causada em grandes eventos.

Graças à sua forte liderança, essa edição dos Jogos alcançou um sucesso estrondoso, reunindo o maior número de atletas participantes em Jogos Paralímpicos da história.

Também demonstrou que os Jogos Paralímpicos são “grandes oportunidades para reflexão sobre a proteção dos direitos de pessoas com deficiência” para a mídia japonesa, contribuindo significativamente na transformação da sociedade local por meio dos Jogos Paralímpicos.


Confira o calendário de eventos completo