Em seu discurso o presidente Gerson Kunii agradeceu o apoio do secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, pelo uso do espaço do Centro Esportivo, e o do vereador Rubens Calvo, pela cessão da infraestrutura do evento. Kunii destacou também o empenho do deputado estadual Helio Nishimoto, que em parceria com o deputado federal Walter Ihoshi e com o deputado estadual Jooji Hato viabilizou recursos adicionais junto à Secretaria de Estado da Cultura.
Como nas edições anteriores, o 9º Nikkey Matsuri contou com diversas oficinas culturais como mangá, kirigami, ikebana e cerimônia do chá. Na arte do origami, os jovens do Kakushin Origami ACENBI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos confeccionaram 160 móbiles de taikô que decoraram a tenda cultural do Nikkey Matsuri. “Em cada móbile gravamos o nome de cada um dos mais de 150 grupos de taikô do Brasil”, contou Osmar Carlos Junior, vice-coordenador do grupo.
As atrações de palco do 9º Nikkey Matsuri também estiveram recheadas com apresentações de shows, teatro, danças folclóricas e taikô, tema deste ano, com as participações de grupos renomados como: como Setsuo Kinoshita Taiko Group, Himawari Taikô, Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko entre outros.]
O evento contou mais uma vez com a barraca “Nikkey Solidário”, que recebeu doações de alimentos das entidades e do público. Foram arrecadados 5.000 quilos de alimentos não perecíveis, que foram divididos entre seis entidades assistenciais (Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi-no-sono, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-sono, Casa da Esperança Kibô-no-ie e Yassuragui Home, Assistência Fraternal Francisco de Assis e Ministério Restauração).
Entidades promotoras do 9º Nikkey Matsuri: Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, Associação Okinawa do Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural Nipo-Brasileira Vila Nova Cachoeirinha e Instituto Hei Sei.