Venha participar do evento presencial Mesa de debates “Confluências Literárias Brasil-Japão” – espaços e culturas em Mário de Andrade e Yasunari Kawabata – realizado pela Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo.
Dia 8 de junho (sábado), das 14h às 16h30, no Salão Nobre do Edifício Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade / SP). Entrada Franca.
A mesa de debates traz ao público o autor Mário de Andrade, um dos maiores escritores do Brasil e Yasunari Kawabata (1899-1973), autor japonês laureado com o prêmio Nobel de Literatura de 1968.
Ambos autores se preocuparam com a identidade de seus países e por eles viajaram retratando a cultura de seu povo. Kawabata possui uma dúzia de obras traduzida para o português, a começar pela Dançarina de Izu e Contos que cabem na palma da mão, ambas de 1926, e foi o representante de um novo movimento literário iniciado na década de 1920.
O autor japonês valorizou as tradições populares nas tramas de suas obras em prosa e é contemplado aqui para contracenar com o célebre poeta de Pauliceia Desvairada de 1922 e autor de Macunaíma de 1928 e um dos grandes representantes do modernismo no Brasil.
Quais seriam as possíveis aproximações dessas duas personalidades literárias do Brasil e do Japão? São elas o destaque desse encontro.
Palestrantes:
– Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes: Instituto de Estudos Brasileiros – IEB da Universidade de São Paulo.
– Profª. Dra. Neide Hissae Nagae: Departamento de Letras Orientais (DLO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
Debatedor:
– André Telucazu Kondo: Editor da Telucazu Edições.
Mediadora:
– Profª. Dra. Gisele Giandoni Wolkoff: Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Universidade Federal Fluminense.