

Em novembro, durante a Cerimônia do Prêmio Bunkyo de Literatura 2025, teremos mais uma Mesa de debates: “Literatura Nikkei Brasileira escrita por mulheres”, realizado pela Comissão de Artes Literárias do Bunkyo.
Evento no dia 8 de novembro (sábado), às 15h30, no Salão Nobre do Edifício Bunkyo (R. São Joaquim, 381 – Liberdade / SP). Entrada Gratuita – confira a programação completa Prêmio Bunkyo de Literatura 2025 no post do evento >
Apesar de uma imigração que data de mais de um século, e sobretudo se comparada a outros movimentos migratórios, a literatura nikkei brasileira ainda busca abrir mais espaço e representatividade no cenário da literatura nacional, sobretudo aquela escrita por mulheres.
Para discutir tendências da literatura nikkei escrita por mulheres, o panorama atual e as expectativas para o futuro, a mesa de confluências literárias Brasil-Japão mediada por Cacau Ideguchi convida Ana Shitara, escritora, e Lailsa Ribeiro, pesquisadora, para um bate-papo que reforça e apoia essas vozes.
Palestrantes:
– Cacau Ideguchi: Mediação
Sobre: Pesquisadora e docente especializada em cinema e cultura japonesa, com formação multidisciplinar que inclui mestrado em letras (ênfase em cultura japonesa), MBA em história da arte, especialização em jornalismo cultural e bacharelado em jornalismo (2011).
Atualmente ministra cursos livres e foi palestrante convidada em instituições como USP, UNESP e UNIFESP, além de desenvolver projetos curatoriais e de mediação cultural. É produtora de conteúdo na plataforma online Japoni e recentemente esteve no Japão pesquisando cinema com bolsa concedida pela Ishibashi Foundation.
– Lailsa Ribeiro:
Sobre: Professora no curso de letras língua portuguesa do campus avançado de Patu (UERN). Atua na área de teoria da literatura e literatura brasileira de língua portuguesa. Desenvolve pesquisa sobre literatura brasileira contemporânea e literatura de autoria feminina, especialmente escritoras nipo-brasileiras.
É doutora e mestra pelo programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/ UFPB). integrante dos grupos de pesquisa: grupo de pesquisa em ensino, literatura e linguagem (GELIN/UERN) e grupo de estudos Okinawanos (GEOKI/USP).
– Ana Shitara:
Sobre: Professora de língua e literatura francesa e portuguesa. Autora do livro de contos “Revoada” (Ed. Folheando) e dos romances “Sob o sol a pino” e “Hoje”, ambos publicados pela Editora Patuá, é mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Junto à outras escritoras nipo-brasileiras, já participou de várias rodas de conversa sobre os rumos da nossa literatura, incluindo eventos como a semana de estudos japoneses na FFLCH-USP, Flip em Paraty, Festival do Japão e Bunka Matsuri.
Serviço
Ministério da Cultura e Bunkyo Apresentam:
MESA DE DEBATES: “Literatura Nikkei Brasileira escrita por mulheres”
Data: 8 de novembro de 2025 às 15h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo
R. São Joaquim, 381 – Liberdade/SP
Estacionamento terceirizado na R. Galvão Bueno, 540
ENTRADA FRANCA
Apoio: Fundação Kunito Miyasaka
Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Comissão de Artes Literárias