Ele estará se apresentando com outros mestres radicados no Brasil – Tamie Kitahara (koto), Hiroshi Fuchigami (shakuhachi) e Shen Ribeiro (shakuhachi), no Recital de Shakuhachi do 69º Concento Bunkyo aos Domingos, organizado pela Comissão de Música.
Na programação do Recital constam três peças do repertório Honkyoku (conjunto de composições tocadas por monges zen budistas peregrinos no século 13).
Em seguida, serão interpretadas quatro peças do repertório considerado Shinkyoku (composições modernas): “Haru no Umi” de Michio Miyagi; “Gekkou Routeki”, “Tone no Funa Uta” e “Tsukigusa no Yume”, todas de Rando Fukuda.
O 69º Concerto Bunkyo aos Domingos é patrocinado pela Toyota, Yakult, Fundação Kunito Miyasaka, Sansuy e Kanafelx.
69º Concerto Bunkyo aos Domingos
– Recital de Shakuhachi com Kakizakai Kaoru
Data/hora: 1º de junho de 2014, às 11h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Prédio Anexo – 3º andar – Liberdade – São Paulo
Entrada Franca – Solicita-se doação de 1 kg de alimento não perecível
Mais informações: tel: (11) 3208-1755 – email: contato@bunkyo.org.br
Quem é o mestre Kakizaki Kaoru
Natural de Chichibu, Saitama (Japão), iniciou seus estudos de shakuhachi no estilo Kinko ryu e posteriormente tornou-se aluno de Katsuya Yokoyama (1934-2010). Formou-se no Conservatório de Música Tradicional NHK e foi vencedor do prestigiado concurso Kumamoto All Japan Hogaku.
Kakizakai atou como solista convidado em importantes orquestras, como a Nipponica Orchestra (Japão), Erzgebirgsensembles Philharmonic (Alemanha), Orquestra Sinfônica NHK (Japão) e Filarmónica de São Petersburgo (Rússia).
É professor convidado em eventos de relevância como o Acampamento de Verão das Montanhas Rochosas (Colorado, EUA) desde 2005; o Festival Mundial de Shakuhachi (Austrália) em 2008, 2006, 2004 e 2001 e o Festival de Verão de Shakuhachi (França) em 2007. Ministrou cursos na Escola Superior de Musica de Catalunya (Espanha), na Pomona University e na California Institute of the Arts (EUA).
Lançou o CD solo “Koten Shakuhachi”, vol.1 e vol.2, em 2003 e 2008. Participou na gravação dos CDs: “Fukuda Rando Collection” e “Chikuin: Katsuya Yokoyama – O Mundo da Shakuhachi” (1995) e no vídeo “Fukuda Rando Collection” (1991).
Em 1997, recebeu o “Prêmio de Excelência” durante o National Japanese Music Competition realizado no Nagatani Kengyo Memorial.
Realiza periodicamente concertos em diversos lugares do mundo, como na Grécia, França, EUA, Espanha, Austrália, Canadá, Japão e Itália, e neste ano de 2014 estará pela primeira vez no Brasil para realizar concertos, aulas e workshops.
Tamie Kitahara
Shen Ribeiro
Hiroshi Fuchigami