Com as comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil, o governo japonês, por meio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, planeja para o próximo ano a implantação do projeto “Japan House” em vários países do mundo, entre eles, o Brasil, na cidade de São Paulo.
Em São Paulo, junto à comunidade, o vice-ministro, acompanhado de sua comitiva, visitou as instalações do Pavilhão Japonês e esteve na sede do Bunkyo, no bairro da Liberdade. Alí esteve no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, reuniu-se com deputados nikkeis e conheceu também as instalações do Bunkyo que recentemente foram reformadas com os recursos doados pelo empresário japonês Minoru Otsuka.
Bunkyo deseja sediar o Japan House
Certamente a expectativa com a visita do representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, vice-ministro Sonomura, está centrada na definição quanto ao local onde será instalada a sede do Japan House.
Ainda, de acordo com as informações veiculadas no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo (no artigo – Encontro para obter informações do projeto “Japan House (nome temporário) em São Paulo), por meio desse projeto, pretende-se oferecer diversas atividades em áreas como o ensino de línguas e de intercâmbio cultural e, ao mesmo tempo, formar conhecedores e apreciadores da cultura Japonesa.
O Bunkyo, desde o primeiro momento em que esse projeto passou a ser veiculado, tem se colocado como candidato para sediar esse projeto. E tem como alegações uma série de itens que remontam desde sua fundação, há exatamente 60 anos.
Esse momento histórico de reorganização das relações no seio da comunidade nipo-brasileira, trouxe como um dos resultados, em 1955, a fundação da Sociedade Paulista de Cultura Japonesa (que posteriormente muda sua denominação refletindo a amplitude de sua atuação). Ela já nasceu com uma enorme responsabilidade – cuidar da manutenção do Pavilhão Japonês. E, mais, atuar como entidade representativa da comunidade nipo-brasileira, não só para promover a preservação como a divulgação da cultura japonesa em nosso país.
Assim, as propostas contidas no projeto Japan House poderiam se somar ao papel que vem sendo desempenhado pelo Bunkyo, bem como fortalecer e ampliar sua atuação como entidade representativa dos nipo-brasileiros e do Japão no país.
Ao mesmo tempo, a instalação desse projeto no Bairro da Liberdade, local referência de fama nacional e internacional da presença da comunidade nipo-brasileira, poderá promover a revitalização da região levando às melhorias de suas instalações e atraindo mais público. Além disso, a Liberdade é um dos locais em que apresenta a maior concentração de universidades na cidade de São Paulo, e é famoso por sua vitalidade pulsante devido aos numerosos universitários.
Além da ampla capacidade para sediar eventos de diferentes portes, as recentes obras de modernização estão proporcionando mais conforto aos seus usuários com a instalação de ar condicionado e reformas da instalação de várias salas.