A solenidade, que reuniu cerca de 900 pessoas, teve a presença de autoridades paraguaias e japonesas, comitivas de lideranças nikkeis da América Latina e dos núcleos de colonização do país.
Entre os convidados, o destaque ficou para a princesa Mako do Japão que, em sua segunda viagem oficial ao exterior, participou da cerimônia acompanhada de várias autoridades políticas japonesas que mantêm relação com o Paraguai.
O lado Paraguaio foi representado pelo presidente Horacio Cartes, além dos presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário, 11 ministros e prefeitos de diversas localidades.
Entre os presentes estavam líderes nikkeis do México, Estados Unidos, Peru, Chile, Bolívia, Argentina, entre outros. Do Brasil, foram cerca de 12 pessoas representantes da Associação Pan-Americana Nikkei-Brasil, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Nippon Country Club e Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.
Também, todas as colônias nikkeis estiveram representadas: La Colmena (a pioneira delas – que recebeu imigrantes japoneses vindos do Brasil), Amambay, Pirapó, Yguazu, Cuidad del Este, Encarnacion, Frederico Chavez, entre outras.
A solenidade comemorativa
Além da saudação do presidente Cartes, da princesa Mako e do presidente da Comissão Organizadora Maehara, a cerimônia incluiu a homenagem aos pioneiros e personalidades nikkeis por seu trabalho e apresentações culturais do Paraguai.
Atualmente, continuou o presidente Cartes, além de muitos nikkeis que permaneceram produzindo nas antigas colônias, também se destacam as indústrias japonesas, como as fábricas de autopeças. Finalizando, ele agradeceu o apoio da JICA (Japan Internactional Cooperation Agency) ao longo dos anos e, em especial, na atualidade, que permitirá avançar na construção da infraestrutura do Corredor de Exportação na região oriental do país.
Fotos: Juan Yamaoka e Marko Nara