Cerimônia do Prêmio Bunkyo de Literatura 2024

Compartilhe

A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo realizará, no dia 9 de novembro, sábado, a partir das 13h, a cerimônia de outorga do Prêmio Bunkyo de Literatura 2024, que este ano completa a sua 54ª edição.

A professora Neide Nagae, presidente da Comissão de Atividades Literárias, anuncia que nesta edição será homenageado o professor Paulo Franchetti, doutor pela USP, lecionou por muitos anos na UNICAMP, autor de diversos livros de estudo.

A atração cultural, que irá aquecer o início da cerimônia, será uma conversa com as autoras do livro de haicai “Três poetas em Santos – Cidade Portuária”, lançado em junho deste ano: Regina Alonso (Sooka), Cristina Chinen (Shiroi Hana) e Taís Curi (Shirasagi), acompanhada da performance artística de Claudia Alonso.

O evento será realizado no Salão Nobre do Bunkyo com a outorga dos diplomas e leitura de poemas e trechos das obras vencedoras; seguido pela Mesa de Debates: “Haicai como Poesia Brasileira com Raízes Japonesas”, discutindo as tendências do haicai brasileiro (saiba mais sobre a Mesa de Debates neste post).

Trabalhos Premiados

O VII Prêmio Bunkyo de Literatura 2024, com o tema “Terra Estrangeira” anunciou as seguintes obras premiadas:

  • 1º Lugar: “XL”, Rafael L. Atuati
  • 2º Lugar: “O Cemitério da Guerra”, Claudinei Roncolatto
  • 3º Lugar: “Do Outro Lado do Mundo”, Ivan Nisida
  • Menção Honrosa: “Memórias Sentimentais de um Gauche na Vida”, Roger de Andrade
  • Menção Honrosa: “Amarela Manga”, Liana Nakamura

No III Concurso Bunkyo de Tradução Japonês/Português com a tradução “蛸釣りじいさんと私”, de Tsuchida Machie (1924-2019), foi classificado o ganhador do Prêmio Especial e concedida menções honrosas a:

  • Prêmio Especial
    “O senhor que pescava polvos e eu”, Laura Venzon Francisco Grandó (Porto Alegre / RS)
  • Menção honrosa
    “O velho pescador de polvos e eu”, Nicholas Brendon Lemos Viana (São Paulo / SP)
  • Menção honrosa
    “O velho pescador de polvos e eu”, Jorge Luís Lopes Zeredo (Brasília / DF)
  • Menção honrosa
    “O pescador de polvo e eu”, Pedro Marinho Rocha (Tóquio / Japão)

Durante a cerimônia também serão anunciados com exclusividade, os nomes dos premiados os classificados no III Concurso Bunkyo de Haicai.

Três poetas em Santos – Cidade Portuária

Do prefácio de Regina Alonso: “Poetas nascidas em Santos: Cris Chinen (Shiroi Hana), Tais Curi (Shirasagi) e eu (Sooka). Um trio de vozes femininas para fazer, no século XXI, uma releitura do poema escrito por Sôgi, Shôhaku e Sôchô, em 1488, em Minase, Japão.

A recriação aconteceria no porto de Santos, uma referência em homenagem aos imigrantes japoneses, que em 1908 chegaram no Kasato Maru, para trabalhar nas lavouras de café.

Decidimos, então, que a releitura do poema encadeado de 100 estrofes seria feita no formato ‘kasen’, composto por 36 estrofes, o preferido da escola de Bashô. Decidimos não atribuir autoria aos tercetos e dísticos, pois as haijins participavam de cada verso: o resultado era produto de três vozes. A alegria, a colaboração espontânea, o prazer de compartilhar, aceitar sugestões, foi tal, que a unidade do trio ‘apagou’ qualquer vestígio de ego.

Nestes tempos conturbados por guerras e violência, esperamos que todos possam ler e experimentar um pouquinho da alegria, da paz e da comunhão deste processo coletivo.”


Serviço:
54º Prêmio Bunkyo de Literatura 2024

Data: 9 de novembro, sábado, das 13h às 17h

Programação:
13:00 – Abertura e Apresentação cultural: “Três poetas em Santos”
14:00 – Premiação dos Concursos Literários e Prêmio Especial a Paulo Franchetti
15:30 – Mesa de Debates
17:00 – Encerramento

Local: Salão Nobre do Bunkyo (Entrada Franca)
Rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade/SP
Estacionamento terceirizado na Rua Galvão Bueno, 540

Confira o calendário de eventos completo