A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo realizará, no dia 9 de novembro, sábado, a partir das 13h, a cerimônia de outorga do Prêmio Bunkyo de Literatura 2024, que este ano completa a sua 54ª edição.
A professora Neide Nagae, presidente da Comissão de Atividades Literárias, anuncia que nesta edição será homenageado o professor Paulo Franchetti, doutor pela USP, lecionou por muitos anos na UNICAMP, autor de diversos livros de estudo.
A atração cultural, que irá aquecer o início da cerimônia, será uma conversa com as autoras do livro de haicai “Três poetas em Santos – Cidade Portuária”, lançado em junho deste ano: Regina Alonso (Sooka), Cristina Chinen (Shiroi Hana) e Taís Curi (Shirasagi), acompanhada da performance artística de Claudia Alonso.
O evento será realizado no Salão Nobre do Bunkyo com a outorga dos diplomas e leitura de poemas e trechos das obras vencedoras; seguido pela Mesa de Debates: “Haicai como Poesia Brasileira com Raízes Japonesas”, discutindo as tendências do haicai brasileiro.
Atração Cultural: Conversa com as autoras de “Três Poetas em Santos – Cidade Portuária” e performance artística
Do prefácio de Regina Alonso: “Poetas nascidas em Santos: Cris Chinen (Shiroi Hana), Tais Curi (Shirasagi) e eu (Sooka). Um trio de vozes femininas para fazer, no século XXI, uma releitura do poema escrito por Sôgi, Shôhaku e Sôchô, em 1488, em Minase, Japão.
A recriação aconteceria no porto de Santos, uma referência em homenagem aos imigrantes japoneses, que em 1908 chegaram no Kasato Maru, para trabalhar nas lavouras de café.
Decidimos, então, que a releitura do poema encadeado de 100 estrofes seria feita no formato ‘kasen’, composto por 36 estrofes, o preferido da escola de Bashô. Decidimos não atribuir autoria aos tercetos e dísticos, pois as haijins participavam de cada verso: o resultado era produto de três vozes. A alegria, a colaboração espontânea, o prazer de compartilhar, aceitar sugestões, foi tal, que a unidade do trio ‘apagou’ qualquer vestígio de ego.
Nestes tempos conturbados por guerras e violência, esperamos que todos possam ler e experimentar um pouquinho da alegria, da paz e da comunhão deste processo coletivo.”
Outorga de Diplomas aos Trabalhos Premiados
VII Prêmio Bunkyo de Literatura 2024, tema “Terra Estrangeira”:
- 1º Lugar: “XL”, Rafael F. Atuati
- 2º Lugar: “O Cemitério da Guerra”, Claudinei Roncolatto
- 3º Lugar: “Do Outro Lado do Mundo”, Ivan Nisida
- Menção Honrosa: “Memórias Sentimentais de um Gauche na Vida”, Roger de Andrade
- Menção Honrosa: “Amarela Manga”, Liana Nakamura
VII Concurso Bunkyo de Contos, Tema: “Amor em Tempos de Pandemia”
- 1º Lugar: “Gochisou”, Ayumi Teruya (Argentina)
- 2º Lugar: “Rebento”, Roberto Basilio de Matos (SP)
- 3º Lugar: “Camélia”, Angélica Massoca (Inglaterra)
III Concurso Bunkyo de Tradução Japonês/Português, tradução “蛸釣りじいさんと私”, de Tsuchida Machie (1924-2019):
- Prêmio Especial
“O senhor que pescava polvos e eu”, Laura Venzon Francisco Grandó (Porto Alegre / RS) - Menção honrosa
“O velho pescador de polvos e eu”, Nicholas Brendon Lemos Viana (São Paulo / SP) - Menção honrosa
“O velho pescador de polvos e eu”, Jorge Luís Lopes Zeredo (Brasília / DF) - Menção honrosa
“O pescador de polvo e eu”, Pedro Marinho Rocha (Tóquio / Japão)
Durante a cerimônia também serão anunciados com exclusividade, os nomes dos premiados os classificados no III Concurso Bunkyo de Haicai.
Prêmio Especial 2024
Escolhido pelos membros da Comissão de Atividades Literárias – Língua Portuguesa, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, para 2024, Paulo Franchetti, fará jus ao recebimento das homenagens durante o Prêmio Bunkyo de Literatura.
A apresentação de seu nome se justifica principalmente pela elevação do haicai num momento em que a popularização encontrava aceitação pelo público leitor. Entre as suas obras, Haikai, 1990, traduções de autores clássicos, e de sua autoria, Haicais, 1994. Além disso, membro do Grêmio Haicai Ipê, em seus anos iniciais.
Sobre: Doutorado pela Universidade de São Paulo em 1992, desde 1986 foi professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Campinas, onde se aposentou, em 2015, como Professor Catedrático.
Entre outros livros de estudos, publicou “Alguns aspectos da teoria da poesia concreta” (1989 – 4a Ed. 2012, “Sobre o ensino de literatura” (2022), o volume “Haikai – antologia e história” (1990 – 4a ed. 2012, coletâneas de haicais Oeste/Nishi (2008) e Toques (2020), do livro de sátiras Escarnho (2009) e dos livros de poemas Memória futura (2010) e Deste lugar (2012).
Mesa de debates: “Haicai como Poesia Brasileira com Raízes Japonesas”
Esta mesa de debates será mediada por Débora Tavares (FFLCH/USP), com a participação de Paulo Franchetti (UNICAMP), Cácio José Ferreira (UFAM) e Carlos Martins (Pesquisador e Haicaísta). Serão discutidas as tendências do haicai brasileiro, trazendo peculiaridades do haicai no estado do Amazonas, os projetos de haicai nas escolas de São Paulo, indo além das barreiras geográficas com o desenvolvimento do haicai colaborativo pela internet, através do grupo “O Zen do Haicai”.
Confira os detalhes da mesa de Debates neste post >
Serviço:
54º Prêmio Bunkyo de Literatura 2024
Data: 9 de novembro, sábado, das 13h às 17h
Programação:
13:00 – Abertura e Apresentação cultural: “Três poetas em Santos”
14:00 – Premiação dos Concursos Literários e Prêmio Especial a Paulo Franchetti
15:30 – Mesa de Debates “Haicai como Poesia Brasileira com Raízes Japonesas”
17:00 – Encerramento
Local: Salão Nobre do Bunkyo (Entrada Franca)
Rua São Joaquim, 381, 2º andar – Liberdade/SP
Estacionamento terceirizado na Rua Galvão Bueno, 540