“Unidos pelo Futuro” – Entidades tratam sobre o memorando JICA

Compartilhe

Na foto, da esquerda para direita: Pres. do Kenren José Taniguchi, Akihiro Miyazaki – representante-chefe da JICA no Brasil, vice-presidente do Bunkyo – Roberto Nishio e presidente do Enkyo, Paulo Saita.

No último dia 14 de abril de 2025, representantes das três maiores entidades nipo-brasileiras estiveram reunidas no Salão Nobre do Bunkyo com o representante-chefe da JICA no Brasil, Akihiro Miyazaki.

O encontro teve como objetivo tratar sobre o acompanhamento do memorando de entendimento “Unidos pelo Futuro” assinado no dia 29 de fevereiro de 2024, e renovação das intenções entre as partes.

Esse programa tem como propósito “estimular ainda mais os intercâmbios pessoais entre a comunidade nikkei e o Japão”, promovendo a cooperação mútua para dinamizar as atividades de ambos os lados.

Na reunião, os três representantes relataram sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano desde a assinatura e discutiram sobre os planos para o próximo ano.

Na ocasião, o vice-presidente do Bunkyo, Roberto Nishio, agradeceu o apoio da JICA e afirmou que, neste ano, o destaque das atividades da entidade está relacionado aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e ao 70º aniversário do Bunkyo.

Assim, em junho, além da recepção especial para a princesa Kako; no dia 28 de novembro está programado um concerto musical especial e coquetel no Teatro Municipal de São Paulo. E pretende comemorar os 70 anos da entidade com uma cerimônia especial para homenagear dirigentes e voluntários que contribuíram no passado.

O presidente do Enkyo, Paulo Saita, relembrou os anos difíceis da época da pandemia e destacou que a ajuda da JICA foi importante para recuperação de muitas entidades, inclusive do Enkyo. Relatou que graças ao apoio da JICA conseguiu realizar reformas nas casas de idosos de sua administração, bem como renovar muitos dos equipamentos.

Já o presidente do Kenren, José Taniguchi, agradeceu o apoio da JICA oferecido em todo o país, citando como exemplo a instalação esportiva construída na Colônia Celso Ramos/Frei Rogério, em Santa Catarina, com apoio da JICA.

Miyazaki, representante-chefe da JICA, incentivou a continuidade dos projetos e citou um ditado japonês – “três pessoas reunidas equivalem a sabedoria de Monju (divindade budista que representa sabedoria e iluminação)”, para acrescentar: “aqui somos quatro e, portanto, ideias melhores devem surgir”.

Na parte final do encontro, o vice-presidente do Bunkyo, Oston Hirano, relatou que estão em andamento os preparativos para a segunda edição do projeto “Conexão Bunkyo-Japão” que será sediado em Nagoya, após a Convenção do Kaigai Nikkejin Taikai. Hirano explicou que a comunidade brasileira no Japão se encontra muito dispersa por diferentes regiões e o objetivo do evento é promover uma rede para unir os seus membros e enfrentar os desafios em conjunto.

Confira o calendário de eventos completo