Inaugurada em fevereiro de 1975, a estação São Joaquim, da linha 1-Azul, atende diariamente quase 50 mil usuários. É a segunda estação a passar por um processo geral de melhorias, que faz parte de um programa desenvolvido pelo Metrô com este objetivo.
A estação foi escolhida para a implementação de soluções que visam o ambiente da estação e o atendimento aos usuários, devido ao alto movimento existente em função das inúmeras universidades, hospitais, comércio, serviços e entidades culturais da região. Entre essas entidades, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.
A primeira estação a passar por esse processo foi a Trianon-Masp, na linha 2-Verde.
Além de passar por limpeza profunda, a “nova São Joaquim” ganhou iluminação em LED, restauração da SSO (Sala de Supervisão Operacional), recuperação do mobiliário, pintura da bilheteria, replantio da vegetação dos jardins, troca da comunicação visual, organização das salas internas, tratamento do concreto do acesso oeste, entre vários outros itens.
Além das obras, a ênfase na preparação da equipe de supervisores e colaboradores da estação é evidente, para melhorar e conscientizar o time sobre a importância do atendimento humanizado.
A próxima parada do programa é ainda este mês na estação Artur Alvim, na linha 3-Vermelha.